Efeito contextual de “amigos e vizinhos” nas eleições presidenciais brasileiras: o caso da votação do candidato Aécio Neves no estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2016v13n2p83Resumo
Procuramos nesse artigo estudar a influência de um efeito contextual conhecido na literatura como “efeito amigos e vizinhos” na votação do candidato Aécio Neves na eleição presidencial de 2014. Aplicando a fórmula da vantagem do estado natal introduzida por Lewis-Beck e Rice (1983) construímos um banco de dados com os três primeiros colocados nas eleições presidenciais brasileiras de 1989 a 2014. Verificamos que a vantagem do estado natal nas eleições presidenciais foi maior entre os candidatos com menor estrutura partidária nos estados menos populosos. Por outro lado, verificamos que no caso do candidato Aécio Neves, embora a vantagem do estado natal tenha sido significativa, não foi suficiente para compensar efeitos concorrentes mais importantes atuando no território.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.