Revendo mapeamentos do pensamento brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2017v14n1p12Resumo
O presente artigo trata de alguns mapeamentos fundamentais do pensamento político e social brasileiro, tema e esforçoclassificatório ainda rarefeito nas ciências sociais nacionais. A partir desta revisãoe do registro de passagens fundamentais de obras clássicas do nosso pensamento, formula-se uma hipótese de mapeamento do pensamento brasileiro, referido aos principais lugares sociais de ancoragem da produção intelectual nacional: o mercado (lugar do exercício do espírito do capitalismo); o Estado-Nação (lugar do exercício do poder político-burocrático, modalidade de ação instrumental diferente da anterior); a universidade (e outras instituições assemelhadas), domínio do capital cultural/intelectual, distinto dos capitais econômico e político; e as classes e movimentos sociais de extração popular, que por sua vez remetem à participação política dos setores subalternizados de nossa sociedade, cuja história é intrinsecamente marcada pela desigualdade. Assim, este artigo encontra-se na interface entre os estudos em pensamento político e social e a sociologia dos intelectuais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.