O regresso do sindicalismo de base nos anos 2000. Sobre duas experiências argentinas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2018v15n1p223Resumo
Neste artigo tentamos mostrar a importância que tem em Argentina a presença e a acção de estruturas sindicais nos lugares de trabalho. Assim, apresentamos alguns das metas fundamentais nos que os delegados sindicais se viram envolvidos ao longo de décadas. Particularmente deter-nos-emos no sucedido nos anos 2000 a partir de uma sorte de retorno da organização e a ação sindical de base. Daremos conta de dois casos paradigmáticos da década passada: a luta dos delegados do subterrâneo de Buenos Aires e aquela dos trabalhadores do Hospital Garrahan (um dos principais nosocômios pediátricos do país). Para finalizar indagamos sobre as principais fontes de poder destas estruturas sindicais locais, que têm permitido e ainda permitem numerosos avanços sindicais e políticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.