Apresentação

Autores

  • Vera Alves Cepêda Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Josnei Di Carlo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universiadade Federal de Santa Catarina (UFSC).

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2018v15n1p3

Resumo

Por causa dos artigos recebidos para o Dossiê Pensamento Político Brasileiro, publicado em duas partes, nas edições da Em Tese de 2017, podemos inferir tanto o vigor constante das pesquisas presentes nesse campo de estudo quanto o interesse despertado por ele nas novas gerações de pesquisadores. A longevidade das pesquisas sobre o pensamento político brasileiro (PPB), que antecede a própria institucionalização da Ciência Política no Brasil, demostra o potencial investigativo desse campo - quando se reposiciona a compreensão de uma determinada tese ou se modifica a explicação das condições históricas de sua origem. Tomando o Dossiê Pensamento Político Brasileiro da Em Tese como uma amostra desse campo de estudo, podemos refletir sobre o estado da arte e da produção intelectual do PPB. Através dos temas dos 16 artigos desse dossiê e do IES de seus autores, podemos refletir sobre os grupos de estudo do PPB e ao avançarmos com a análise das referências bibliográficas usadas neles para questões teóricas e metodológicas desse campo.

Biografia do Autor

Vera Alves Cepêda, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Josnei Di Carlo, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universiadade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2018-06-12

Edição

Seção

Artigo para Dossiê