Roberto Schwarz e a crítica negativa: notas sobre crítica e dialética na periferia do capitalismo.

Autores

  • Rafael Marino Mestrando no Departamento de Ciência Política - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo DCP - FFLCH/USP.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2018v15n1p75

Resumo

Com este texto, pretende-se esquadrinhar e deslindar alguns pontos daquilo que Schwarz entendia como crítica negativa, procurando, ao mesmo tempo, identificar no autor e em algumas de suas obras as grandes linhas de um programa crítico com esse sentido. Para tal, lançaremos mão, principalmente, de algumas obras, entrevistas e comunicações feitas pelo autor acima citado e de alguns comentários de Paulo Arantes, sobre o Pensamento Político e Social brasileiro em geral e sobre o pensamento de Schwarz em particular. De posse de tudo isso, acreditamos identificar no autor a estruturação de uma crítica ou dialética negativa, da qual podemos depreender a busca por uma crítica radical à ordem capitalista mundial e ao reino da mercadoria, juntamente com suas iniquidades. Ou seja, assumindo uma posição distinta de boa parte de seus pares, engajados em achar uma saída para o Brasil, em direção a um ideal de país moderno e coeso em meio ao concerto de nações. 

Biografia do Autor

Rafael Marino, Mestrando no Departamento de Ciência Política - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo DCP - FFLCH/USP.

Mestrando em Ciência Política pela FFLCH - USP, graduado em Ciências Sociais pela mesma instituição, tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Pesamento político brasileiro e Teoria Política. Desde 2013, participa do Grupo de Pesquisa "Pensamento e Política no Brasil" coordenado pelos Profs. André Singer e Bernardo Ricupero e desde 2015 participa do Grupo "Sequências Brasileiras", vinculado ao Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (CENEDIC - USP), formado por pesquisadores das áreas de Letras e Ciência Política, os quais discutem a atualidade da tradição crítica brasileira. Desde 2016 faz pesquisa de mestrado, sob orientação do Professor Bernardo Ricupero, com o fito de discutir a atualidade da categoria de 'Sentido da formação' dentro do Pensamento Político brasileiro e como uma categoria crítica de nossa atualidade.  

Downloads

Publicado

2018-06-12

Edição

Seção

Artigo para Dossiê