A Racionalidade de Max Weber e a fabricalização das instituições de ensino superior privadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2018v15n2p177

Resumo

A presente discussão apreciará como a sociologia clássica, sob a voz de Max Weber (1864-1920) pode suscitar a investigação científica crítica a respeito da natureza do Capitalismo e das organizações empresariais no século XXI. Para o estudo, realizou-se pesquisa de campo em Belém-Pará, com uso de entrevistas e observação das práticas docentes; o Método Compreensivo e o recurso heurístico denominado de tipo ideal para analisar a denominada fabricalização das Instituições de Ensino Superior Privadas no âmbito brasileiro, como expressão fenomênica modelada pelo paradigma burocrático e o acirramento do empresariamento da educação superior brasileira (gestão com fins econômicos e lucrativos) que se propõe a traduzir: o agudo processo de racionalidade técnica e científica, sob a lógica da valorização dos ganhos de capital e os seus impactos nas formas de dominação e controle na gestão dos trabalhadores docentes.

Biografia do Autor

Edson Paiva Soares Neto, Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará

Docente do Magistério Superior da Universidade Federal Rural da Amazônia, Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará

Andréa Bittencourt Pires Chaves, Docente do PPGSA - UFPa, Adjunto I da Universidade Federal do Pará.

Graduação em Ciencias Sociais (1991) , especialização em Curso Intern em Ciencia e Tecn.Para O Desevolv. Am pela Universidade Federal do Pará (1995) , Mestrado em Sociologia Geral pela Universidade Federal do Pará (2002) , Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2000) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2003) . Docente do PPGCSA-UFPa. Adjunto I da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Sociologia. Atuando principalmente no seguinte tema: Mundo do Trabalho.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigo para Dossiê