A contribuição neokantiana para a fundação das ciências sociais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2018v15n2p57Resumo
O presente artigo pretende tratar da importância do pensamento neokantiano para o desenvolvimento das ciências sociais. Para tanto, foca nas ideias de alguns pensadores da escola neokantiana de Baden, sobretudo, Wilhelm Windelband e Heinrich Ricker, enquanto analisa a influência dessa escola na sociologia weberiana, principalmente no que tange seu aspecto espistemológico e metodológico. Assim, o artigo é dividido em três partes. A primeira se concentra na contextualização histórica e nos problemas gerais com os quais se depara o neokantismo. Enquanto A segunda visa analisar o modo como Rickert e Windelband categorizam os diferentes tipos de conhecimento e formas de saberes científicos, apontando as afinidades dos teóricos com Weber. Por fim, a terceira seção se encarrega de analisar a discussão acerca da relação entre ciência e valores, segundo Rickert, novamente evidenciando sua importância na fundamentação da sociologia weberiana.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.