Las ciencias sociales y los manuales escolares: dependencia mutua y responsabilidad social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2019v16n1p7

Biografia do Autor

Kira Mahamud Angulo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC. Mestra pelo mesmo programa (2017). Graduada (2017) e Licenciada (2015) em Ciências Sociais pela UFSC. Graduada em Direito pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina (2007).

Ana Martina Baron Engerroff, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC. Licenciada e bacharel em Ciências Sociais. Bacharel em Direito.

Referências

ANYON, Jean. Elementary Social Studies Textbooks and Legitimating Knowledge, Theory and Research in Social Education, Vol. VI, nº III, p. 40-55, September 1978.

ANYON, Jean. Social Class and School Knowledge. Curriculum Inquiry, V. 11, Issue 1, (Spring), pp. 3-42, 1981.

BATRA, Poonam (ed.). Social Science Learning in Schools: Perspective and Challenges. EUA: SAGE Publications, 2010.

BERNSTEIN, Basil. Pedagogy, Symbolic Control, and Identity: Theory, Research, Critique. Oxford, MD: Rowman and Litlefield Publishers, [1996] 2000.

BRASIL. Lei ordinária nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Lei ordinária. Altera a Lei de Diretrizes e Bases, dentre outros. Brasília: Presidência da República, 2017.

BRASIL. Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 03 de junho de 2008.

CANDIDO, Antônio. A sociologia no Brasil. Tempo Social, Vol.18(1), pp. 271-301, 2006.

CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). 2007. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

CHERVEL, André. Historia de las disciplinas escolares. Reflexiones sobre un campo de investigación. Revista de Educación, 295, pp. 59-111.

COSTA PINTO, L. A.; CARNEIRO, Edison. As ciências sociais no Brasil. CAPES: Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de pessoal de nível superior, 1955.

DEWEY, John. Democracia y educación. Una introducción a la filosofía de la educación. Madrid: Morata, [1916] 1997. Traducción de Lorenzo Luzuriaga.

EKSTROM, Bernice L. A critical analysis of social studies textbooks for the elementary school. 1939. Master of Science - School of Education Oklahoma Agricultural and Mechanical College, Oklahoma, USA, 1939

ENGERROFF, Ana Martina Baron; OLIVEIRA, Amurabi. Os sentidos da sociologia escolar nos livros didáticos no Brasil. Revista Pós Ciências Sociais. V. 15, n. 30, 2018.

ESCOLANO, Agustín. The manual as Text: The Construction of and Identity. In: VAN GORP, Angelo; DEPAEPE, Marc (Hrsg): Auf der Suche nach der wahren Art von Textbüchern. Bad Heilbrunn: Klinkhardt, pp. 37-49.

ESPAÑA. Ley nº 14/1970, de 4 de agosto de 1970. Ley General de Educación y Financiamiento de la Reforma Educativa. B. O. del E.: Núm. 187, de 6 agosto 1970.

ESPAÑA. Ley Orgánica nº 8/2013, de 9 de diciembre de 2013. Ley Orgánica. B. O. del E.: Núm. 295, de 10 de diciembre de 2013.

ESPAÑA. Decreto Real nº 235, de 9 de enero de 2015. Decreto Real. B. O. del E.: Núm. 3, de 3 de enero de 2015a.

ESPAÑA. Decreto Real nº 1105/2014, de 26 de diciembre. Decreto Real. B. O. del E.: Núm. 3, de 3 de enero de 2015b.

GONÇALVES, Danyelle Nilin. Sociology and school in debate at the National Meetings on the Teaching of Sociology in Basic Education. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, Tomo 51, n.º 3, p. 309-315, Sep-Dec, 2015.

GOODSON, Ivor F. School Subjects and Curriculum Change. London: Routledge, 1993.

GOODSON, Ivor F. Learning, Curriculum, and Life Politics: The Selected Works. London: Routledge, 2005.

GOODSON, Ivor F.; ANSTEAD, Christopher J.; MARSHALL, Mangan J. Subject Knowledge. Readings for the Study of School Subjects. London: Routledge, 1997.

HANDFAS, Anita. O que temos pesquisado sobre os livros didáticos de sociologia? In: GONÇALVES, Danyelle Nilin; MOCELIN, Daniel Gustavo; MEIRELLES, Mauro (org.). Rumos da sociologia no ensino médio. Porto Alegre, Cirkula, 2016.

HERTZBERG, Hazel W. Social Studies Reform, 1880 to 1980: (A Project SPAN report), Rockland: Social Science Education Consortium, 1981.

ITKIN, M. L.; KERNES, Iosif I͡Akovlevich (eds.). Obshchestvovedenie. Moskva: Izd-vo vsesoi͡uznoĭ knizhnoĭ palaty, 1963.

JOHNSON, Earl S. The Social Studies versus the Social Sciences, The School review, 1963, 71 (4).

MAIR, Michael; GREIFFENHAGEN, Christian; SHARROCK, W.W. Social studies of social science: A working bibliography. Southampton: National Centre for Research Methods Working Paper, 08/13, 2013.

MANZA, Jeff; SAUDER, Michael; WRIGHT, Nathan. Producing Textbook Sociology. Archives européennes de sociologie 51, no. 2 (2010): 271-304.

MCCULLOCH, Gary. Documentary Research in Education, History and the Social Sciences. London and New York: Routledge Falmer, 2004.

MEUCCI, Simone. Sobre a rotinização da sociologia no Brasil: os primeiros manuais didáticos, seus autores, suas expectativas. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, vol. 12, n.1, p.31- 66, jan./jun. 2007.

MEUCCI, Simone. Institucionalização da sociologia no Brasil: primeiros manuais e cursos. São Paulo: Hucitec: Fapesp, 2011.

MEYER, John W.; BROMLEY, Patricia; RAMIREZ, Francisco O. Human Rights in Social Science Textbooks: Cross-national Analyses, 1970-2008. Sociology of Education, v. 83, nº 2, 111-134, 2010.

MORAES, Amaury César; GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Metodologia de ensino de ciências sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: MORAES, Amaury César (Coord.). Sociologia: ensino médio. Coleção "Explorando o Ensino", v. 15. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010

MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte Kern. Homeland Earth. A Manifesto for the New Millennium. New Jersey: Hampton Press, Inc.,1999

MORIN, Edgar. Seven complex lessons in education for the future. UNESCO, 1999.

NADAI, Elza. Estudos Sociais no primeiro grau. Em Aberto, v.7, n.37, p.1-16, Brasília/DF, jan./mar. 1988.

OLIVEIRA, Amurabi; OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de. Os processos de institucionalização da sociologia na escola secundária (1890-1971). In: SILVA, Ileizi Fiorelli; GONÇALVES, Danyelle Nilin (org.). A sociologia na educação básica. São Paulo: Annablume, 2017. P. 171-204.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. O ensino das ciências sociais/sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In: MORAES, Amaury César (Coord.). Sociologia: ensino médio. Coleção "Explorando o Ensino", v. 15. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

STETSON, Elton G.; WILLIAMS, Richard P. Learning from Social Studies Textbooks: Why Some Students Succeed and Others Fail. Journal of Reading, V. 36, n., p. 22-30, sep. 1992.

STRUIK, Dirk J. On the Sociology of Mathematics. Science & Society, Vol. 6, n. 1, p. 58-70, Winter, 1942.

STRUIK, Dirk J. The Sociology of Mathematics Revisited: a Personal Note. Science & Society, Vol. 50, nº 3, Special 50th Anniversary Issue, p. 280-299, Fall, 1986.

VALERO, Paola. Perspectivas sociopolíticas en la educación matemática. In: VALERO, Paola; SKOVSMOSE, Ole (Eds.). Educación matemática crítica: Una visión sociopolítica del aprendizaje y la enseñanza de las matemáticas. Bogotá: Una empresa docente, 2012, pp. 195-216.

VIÑAO, Antonio. La historia de las disciplinas escolares. Historia de la Educación, n. 25, pp. 243-269, 2006.

WONG, Suk-Ying. The Evolution of Social Science Instruction, 1900-86: A Cross-National Study. Sociology of Education, Vol. 64, nº 1, Special Issue on Sociology of the Curriculum, pp. 33-47, jan., 1991.

YOUNG, Michael F. D. Bringing Knowledge Back In: From Social Constructivism to Social Realism in the Sociology of Education. London and New York: Routledge, 2008.

Publicado

2019-06-06