Segurança Nacional e anticomunismo no Brasil pré-64: a ideologia de Golbery do Couto e Silva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2019v16n2p46

Resumo

O artigo analisou a configuração do pensamento anticomunista brasileiro no período que precedeu o golpe militar de 1964. Foi selecionada como fonte de pesquisa, a obra completa do general Golbery do Couto e Silva intitulada “Geopolítica e Poder”, em decorrência do seu protagonismo no intelectualismo militar nas décadas de 1950-80. Utilizando o método de análise lukácsiana da ideologia, inserida na perspectiva teórica do materialismo histórico-dialético, o artigo se encontra dividido em dois momentos. Primeiro são apresentados os nódulos temáticos da ideologia golberyana, classificados a partir da concepção do autor. Em seguida é realizada a definição da gênese pensamento e da função social do autor. Buscou-se explicitar a forma como a lógica de reprodução do capitalismo brasileiro, condicionou, e limitou, o desenvolvimento das formulações do ideólogo militar.

Biografia do Autor

José Wilson Assis Neves Júnior, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Bolsista Capes/DS. Mestre e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).

Referências

CHASIN. José. O Integralismo de Plínio Salgado: forma de regressividade no capitalismo hipertardio. São Paulo: Livraria Editora de Ciências Humanas, 1978.

DEO, Anderson. A Consolidação da Social Democracia no Brasil: forma tardia de dominação burguesa nos marcos do capitalismo de extração prussiano-colonial. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Marília, 2011.

FERNANDES, Ananda S. “A reformulação da Doutrina de Segurança Nacional pela Escola Superior de Guerra no Brasil: a geopolítica de Golbery do Couto e Silva”. Antíteses, Londrina, vol. 2, núm. 4, jul-dez, 2009, pp. 831-856.

FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5ª ed. São Paulo: Editora Globo, 2008.

GARCIA, Eugênio V. “O pensamento dos militares e a política externa (1961-1989)”. Revista Brasileira de Política Internacional, Brasília, 40 (1), p. 18-40, 1997.

KOCH, Ana Maria. Ocidente cristão em Golbery do Couto e Silva. Dissertação (Mestrado em Estudos Iberoamericanos) Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 1999.

LESSA, Sérgio. Para compreender a ontologia de Lukács. 4ªed. São Paulo: Instituto Lukács, 2015.

LOVATTO, Angélica. A utopia nacionalista de Hélio Jaguaribe: os tempos do ISEB. São Paulo: Xamã/Arte Escrita Editora, 2010a.

LOVATTO, Angélica. Os Cadernos do povo brasileiro e o debate nacionalista nos anos 1960: um projeto de revolução brasileira. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2010b.

LUKÁCS, György. Introdução a uma estética marxista: sobre a particularidade como categoria estética. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

LUKÁCS, György. Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípios para uma ontologia hoje tornada possível. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.

LUZ, Alex F. “Geopolítica do Brasil: a trajetória de Golbery do Couto e Silva e sua perspectiva no campo intelectual”. Revista Ágora, Vitória, n. 22, 2015, p. 350-360.

MARCONI, Paolo. A censura política na imprensa brasileira (1968-1978). São Paulo: Global Editora e Distribuidora LTDA, 1980.

MARX, Karl. Contribuição a crítica da economia política. 2ªed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Ideologia Alemã. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

MAZZEO, Antonio C. Sinfonia inacabada: a política dos comunistas no Brasil. São Paulo/Marília: Boitempo Editorial, 1999.

MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014.

MIGUEL, Luis F. “Segurança e desenvolvimento: peculiaridades da ideologia da segurança nacional no Brasil”. Diálogos Latinoamericanos, Århus, n. 5, 2002, pp. 40-56.

MUNDIM, Luiz F. C. Juarez Távora e Golbery do Couto e Silva: Escola Superior de Guerra e a organização do Estado brasileiro. Dissertação (Mestrado em História) Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, 2007.

PARANÁ. Relatório da Comissão Estadual da Verdade – PR Teresa Urban. 2014. Disponível no endereço eletrônico: https://www.documentosrevelados.com.br/geral/relatorio-final-da-comissao-estadual-da-verdade-do-parana/ Acesso em: 15 jan. 2017.

PRADO JÚNIOR, Caio. A Revolução Brasileira. São Paulo: Editora Brasiliense, 1966.

PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo: Colônia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1979.

SILVA, Golbery do Couto e. Geopolítica e Poder. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2003.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Edição

Seção

Artigo