Relações entre produção e recepção em ciberespaço: problemática revisitada a partir da hierarquização da autoria literária moderna
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2012v9n1p74Resumo
O artigo que segue propõe-se a contribuir com o campo de pesquisa sociológico em ciberespaço ao colocar indagações sobre perspectivas reais de horizontalização sócio-política entre usuários da Rede e os imagéticos de democracia plena que percorrem esse “novo” modelo de mídia. Sendo a produção textual majoritária dentre as hipermídas presentes na Internet, a análise retoma o estudo literário da tradição impressa pautada na hierarquia do autor sobre o leitor para questionar o conceito filosófico de desterritorialização alegadamente presente na produção e recepção de textos em suporte digital. As perguntas mais substanciais à indistinção entre quem escreve e quem lê aportam-se numa leitura da “cultura em Rede” tensionada entre a produção com direitos do autor e produção cooperativa internalizadas na licença digital copyleft.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.