Sociedade civil e participação: concepções hegemônicas e contra hegemônicas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2013v10n1p67Resumo
Este artigo tem por finalidade discutir a partir de revisão de literatura, ainda que de maneira breve, duas categorias: sociedade civil e participação social. Tendo em vista que a discussão dessas duas categorias teóricas se faz imprescindível para qualquer estudo que se pretenda no âmbito da elaboração, implementação e controle de políticas públicas, principalmente as políticas sociais. Além de que, nas últimas décadas, o uso dessas duas expressões generalizou-se e tornou-se um “consenso hegemônico” o qual abriga em seu interior diferenciações fundamentais as quais, se não analisadas de perto, podem confundir-se. Por isso a importância do esclarecimento sobre as diferentes concepções de sociedade civil e de participação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.