Sociedade civil e participação: concepções hegemônicas e contra hegemônicas

Autores

  • Emilie Faedo Della Giustina Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Danuta Estrufika Cantóia Luiz Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2013v10n1p67

Resumo

Este artigo tem por finalidade discutir a partir de revisão de literatura, ainda que de maneira breve, duas categorias: sociedade civil e participação social. Tendo em vista que a discussão dessas duas categorias teóricas se faz imprescindível para qualquer estudo que se pretenda no âmbito da elaboração, implementação e controle de políticas públicas, principalmente as políticas sociais. Além de que, nas últimas décadas, o uso dessas duas expressões generalizou-se e tornou-se um “consenso hegemônico” o qual abriga em seu interior diferenciações fundamentais as quais, se não analisadas de perto, podem confundir-se. Por isso a importância do esclarecimento sobre as diferentes concepções de sociedade civil e de participação.

 

Biografia do Autor

Emilie Faedo Della Giustina, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Graduada em Serviço Social e aluna do Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Danuta Estrufika Cantóia Luiz, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP) e professora do Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2013-06-14

Edição

Seção

Artigo