A Racionalidade de Max Weber e a fabricalização das instituições de ensino superior privadas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2018v15n2p177Resumo
A presente discussão apreciará como a sociologia clássica, sob a voz de Max Weber (1864-1920) pode suscitar a investigação científica crítica a respeito da natureza do Capitalismo e das organizações empresariais no século XXI. Para o estudo, realizou-se pesquisa de campo em Belém-Pará, com uso de entrevistas e observação das práticas docentes; o Método Compreensivo e o recurso heurístico denominado de tipo ideal para analisar a denominada fabricalização das Instituições de Ensino Superior Privadas no âmbito brasileiro, como expressão fenomênica modelada pelo paradigma burocrático e o acirramento do empresariamento da educação superior brasileira (gestão com fins econômicos e lucrativos) que se propõe a traduzir: o agudo processo de racionalidade técnica e científica, sob a lógica da valorização dos ganhos de capital e os seus impactos nas formas de dominação e controle na gestão dos trabalhadores docentes.
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