O Brasil na Modernidade e a Modernidade no Brasil: a atualização do discurso de dominação

Autores

  • Vinicius Ramos Lanças UFSC/Mestrando

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2022.e83639

Palavras-chave:

Brasil, Modernidade, Discurso, Dominação

Resumo

Este ensaio pretende tratar do Brasil e da modernidade, desta enquanto fenômeno macro político e daquele enquanto parte desse fenômeno. É preciso falar do Brasil para que possamos nos conhecer e reconhecer, nos vários sentidos que essas palavras abarcam. Entender o Brasil enquanto uma espécie de reverberação dessa modernidade auxilia na compreensão do conjunto valorativo que orienta as ações contemporâneas, mas é preciso extrapolar as fronteiras da análise sincrônica e pensar como isso foi construído ao longo do tempo e que características imanentes puderam se manter inalteradas em séculos de continua transformação. Compreender isso permite traçar uma crítica interna, na medida em que ajuda a desencobrir o discurso auto-legitimador do status quo e ajuda a compreender também padrões de dominação modernos que operam não apenas aqui, mas em boa parte do mundo, tornando a experiência brasileira útil, se não exemplar, para futuras análises de sociedades que partilhem essa característica chamada ‘modernidade’.

Biografia do Autor

Vinicius Ramos Lanças, UFSC/Mestrando

Nascido em Cérqueira César - SP em 1988. Em 2006 iniciou o curso de ciências sociais na Universidade Estadual de Londrina, onde realizou três iniciações científicas na área da teoria política contemporânea. Concluiu o curso em 2010 e atualmente é mestrando no programa de sociologia política da UFSC.

Referências

ARATO, A.; COHEN, J. Civil Society and Political Theory. Massachusetts, MIT Press: 1995.

LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. En libro: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Setembro 2005.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. En libro: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. E. Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Setembro 2005.

RIBEIRO, Gustavo Lins. Post-imperialismo: para una discusión despues del post-colonialismo y del multiculturalismo. En libro: Cultura, Política y Sociedad perspectivas latinoamericanas. Daniel Mato (org.) Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO, 2005.

SOUZA, J. A Ralé, o que é e como vive. Belo Horizonte, UFMG: 2009.

TAYLOR, Charles. As Fontes do Self. Ed. Loyola: São Paulo, 1997.

TAYLOR, Charles. Multiculturalism: examining the politics of recognition. Princeton University Press: Princeton, 1994.

Downloads

Publicado

2023-02-14