Entrevista com Flávia Consoni

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2022.e90066

Palavras-chave:

Inovação, Mobilidade Urbana Sustentável, Política Científica e Tecnológica, Interdisciplinaridade, Ensino, Pesquisa e Extensão

Resumo

A Profa. Flávia Luciane Consoni de Mello tem se destacado pela atuação na área de estudos sobre ciência, tecnologia e inovação, com um percurso de investigações pelo prisma das ciências sociais sobre tópicos como, o emprego de mulheres em P&D industrial, as montadoras estrangeiras e o desenvolvimento de tecnologias no País, as cidades inteligentes e as demandas locais, e as transições para o uso de veículos elétricos na mobilidade urbana sustentável. Esse percurso tem se transformado numa expressiva produção bibliográfica com consequente formação de recursos humanos, bem como num conjunto de colaborações acadêmicas interdisciplinares e de ações de comunicação em atenção ao debate público mais recente sobre veículos elétricos. É, hoje, Livre Docente no Instituto de Geociências da Unicamp (IG/Unicamp), integrando o Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica, onde criou o LEVE (Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico). Concluiu seu Doutorado em Política Científica e Tecnológica, na Unicamp, no ano de 2004. Nesta entrevista, a docente e pesquisadora discorre não apenas sobre suas investigações e colaborações em torno da inovação, mas também sobre o desempenho de atores do sistema de inovação, entre outros tópicos. A conversa foi realizada em 14 de março, de 2022, por videoconferência.

Biografia do Autor

Robson Rocha de Souza Júnior, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017 - 2022), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012 - 2014) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006 - 2011). Durante a graduação participou do programa de intercâmbio da Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com a Universität Passau (Alemanha), no curso Bachelor Sprache und Text (2009 - 2010). Foi Professor Contratado do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) em Leopoldina (2013 - 2015). Atualmente é Professor Adjunto (Nível VI, Grau A) do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Barbacena, onde se dedica à pesquisa dos fenômenos econômicos a partir de uma perspectiva sociológica (Sociologia Econômica), sobretudo os Estudos de Inovação e a relação entre Estado, mercado e sociedade civil.

Sandro Ruduit Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sociólogo, Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado do Departamento de Sociologia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, IFCH/UFRGS. Membro do Comitê Local de Iniciação Científica, Pró-Reitoria de Pesquisa, UFRGS. Membro do Conselho Diretor do Parque Zenit. Recebeu o Prêmio Capes de Teses 2007 - Melhor Tese em Sociologia. Autor de Global e Local: o pólo automobilístico de Gravataí, SP, Editora Annablume (Coleção Trabalho e Contemporaneidade). Coordenou a Rede Multidisciplinar de Estudos da Inovação, Instituto Latino-americano de Estudos Avançados da UFRGS. Integrou o Comitê Municipal de Economia Criativa de Porto Alegre (2017-2018). Coordenou o GT Sociedade e Vida Econômica, ANPOCS (2013-2016). Seus tópicos de investigação têm sido: inovação, relações de trabalho e processo de globalização. Integra a linha de pesquisa Sociedade e Economia, no PPGS-UFRGS. Líder do Grupo de Estudos da Inovação (GEI /CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Downloads

Publicado

2023-02-14

Edição

Seção

Entrevista para seção especial