Eleições pós-web: os gastos com campanha online em destaque nas eleições municipais de 2020 no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2024.e94415

Palavras-chave:

internet, eleições, gastos de campanha, campanha on-line, redes sociais on-line

Resumo

Este artigo tem como objetivo central tratar a temática das campanhas on-line como importante instrumento de mobilização e impulsionamento de visibilidade por atores políticos envolvidos no cenário das campanhas eleitorais, nos últimos anos. Partimos da seguinte questão: de que forma os gastos com campanha on-line foram capazes de alterar o padrão de gastos de campanha nas eleições majoritárias municipais brasileiras de 2020? Diante de um universo que reúne as 5.568 disputas eleitorais, realizadas nos municípios brasileiros no primeiro turno das eleições, realizamos a coleta de dados sobre prestação de contas no repositório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizamos a otimização e análise com a utilização do software R e, a partir da análise descritiva, verificou-se que, ainda que os gastos com campanha on-line representem uma pequena fatia das despesas totais, seus valores ocupam um lugar de destaque quando comparados com outros tipos de despesas de campanha. Verificamos também que o caráter não inclusivo do sistema político brasileiro no campo majoritário reflete nos gastos com campanha on-line.

Biografia do Autor

Bruno Mello Souza, Universidade Estadual do Piau

Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Universidade Estadual do Piauí, e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí. Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí. Doutor e Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Democracia e Marcadores Sociais da Diferença (UFPI) e do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória (UFPEL). Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Instituições, Cultura e Sociabilidades (NICS/UESPI). Atua principalmente nos seguintes temas: cultura política, capital social, democracia, eleições, participação política e transições à democracia.

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2024-08-08

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Artigo