Os rumos do conhecimento científico: os conceitos de envolvimento e distanciamento em Norbert Elias
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2023.e96227Palavras-chave:
Norbert Elias, Sociologia do conhecimento, Epistemologia, Emoções, ValoresResumo
A preocupação em elaborar uma sociologia do conhecimento foi uma das principais atividades que interessaram Norbert Elias. Para o autor, nossa sociedade acumulou um fundo de conhecimento tão assombroso que, por sua vez, possibilitou o surgimento de ciências que podem estudar os indivíduos e as sociedades. No entanto, essas ciências ainda não atingiram o mesmo nível de maturidade das ciências exatas e biológicas. Diversas são as explicações, vários são os motivos, mas para o autor, um dos principais entendimentos diz respeito à relação entre conhecimento e controle das emoções que pode influenciar diretamente na mesma produção de conhecimento. Disso, o autor cria o par conceitual Envolvimento/Distanciamento para buscar compreender o processo de formação do conhecimento em nossas sociedades. O presente artigo vai analisar os conceitos de Envolvimento e distanciamento em Norbert Elias. Partiremos de uma leitura e investigação em seus trabalhos de caráter mais epistemológico, como também na leitura de autores que estudam Elias, para entender como o autor reflete sobre a questão.
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