Approaches to the relationship between cultural diversity and user experience in design products: a systematic review
Palavras-chave:
design e diversidade cultural, design intercultural, design transcultural, experiência do usuário, interação humano-produto.Resumo
O presente estudo visa identificar a influência do contexto cultural do usuário na sua interação com produtos de design. Para tal, é realizada uma revisão sistemática de literatura compreendendo 80 artigos no escopo do design para a diversidade cultural, com ênfase na experiência do usuário, estes publicados em periódicos internacionais no período entre 1996 e 2018. O objetivo central do trabalho concentra-se na classificação e análise destes artigos, fazendo-as de acordo com os seguintes critérios: [1] tipo de pesquisa; [2] áreas do conhecimento; [3] análise dos métodos de estudo cultural; e [4] análise das culturas avaliadas e avaliadoras. Os resultados obtidos indicam a predominância do eixo América do Norte / Europa como motivadores de pesquisas no campo do design para a diversidade cultural, em grande parte incentivados por suas relações econômicas e diferenças culturais com nações asiáticas como China, Coréia do Sul e Japão. Evidenciam-se também o número inferior de pesquisas que trazem o eixo América Latina / África como foco, tanto em produção quanto como objeto. O estudo apresenta também o uso repetido de alguns métodos de análise cultural, sendo destacada a Teoria das Dimensões Culturais de Hofstede, o que indica a tendência do corpo de pesquisas revisado a se desenvolverem no formato comparativo entre culturas – ou estudos transculturais. Outros modelos, como estudos multiculturais ou interculturais, são recentes e ainda escassos. Por fim, os resultados evidenciam a influência do contexto cultural do usuário na sua interação com produtos de design e dá um passo adiante na concepção de um campo teórico sólido para o design para a diversidade cultural.Referências
BÜRDECK, Bernard. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgar Blücher, 2006.
CHAVAN, Apala; GORNEY, Douglas; PRABHU, Beena; e ARORA, Sarit. The washing machine that ate my Sari - Mistakes in cross-cultural design. Interactions, New York, v. 16, n. 1, p. 26-31, 2009.
CHRISTIAANS, Henri; DIEHL, Jan. Globalization and Cross-Cultural Product Design. DS 36: Proceedings DESIGN 2006, the 9th International Design Conference, Dubrovnik, p. 503-510, 2006.
______. The necessity of design research into cultural aspects. IASDR07 Proceedings: Emerging trends in design research. ed. / S Poggenpohl. Hong Kong: The Hong Kong Polytechnic University, p. 1-8, 2007.
CLEMMENSEN, Torkil. Templates for cross-cultural and culturaly specific usability testing: results from field studies and ethnographic interviewing in three countries. International Journal of Human–Computer Interaction, v. 27, n. 7, p. 634-669, 2011.
CLEMMENSEN, Torkil; RANJAN, Aparan; e BØDKER, Mads. How cultural knowledge shapes core design thinking—a situation specific analysis. CoDesign, v. 14, n. 2, p. 115-132, 2017.
CUI, Tinguru; WANG, Xinwei; e TEO, Hock-Hai. Building a culturally-competent web site: a cross-cultural analysis of web site structure. Journal of Global Information Management, v. 23, n. 4, p. 1-25, 2015.
DE ANGELI, Antonella. Cultural variations in virtual spaces design. AI & Society, v. 24, n. 3, p. 213-223, 2009.
Divisão EstatÃstica das Nações Unidas (UNSD). Standard country or area codes for statistical use (M49), 2019. DisponÃvel em: <https://unstats.un.org/unsd/methodology/m49/>. Acesso em: 21 de dez. de 2019.
FAIOLA, Anthony; HO, Chin-Chang; TARRANT, Mark; e MACDORMAN, Karl. The Aesthetic Dimensions of U.S. and South Korean Responses to Web Home Pages: A Cross-Cultural Comparison. International Journal of Human–Computer Interaction, v. 27, n. 2, p. 131-150, 2011.
FAIOLA, Anthony e MACDORMAN, Karl. The influence of holistic and analytic cognitive styles on online information design: toward a communication theory of cultural cognitive design. Information, Community & Society, v. 11, n. 3, p. 348-374, 2008.
FRÓIS, Katja Plotz. Globalização e a cultura identidade no mundo de iguais. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, v. 5, n. 62, p. 2-10, jan. 2004.
GARCÃA CANCLINI, Nestor. Representaciones e interculturalidad. Diferentes, desiguales o desconectados. Revista CIDOB d’Afers Internacionals, Barcelona, n. 66-67, p.113-133, 2004.
GETTO, Guiseppe e AMANT, Kirk. Designing globally, working locally: using personas to develop online communication products for international users. Communication Design Quarterly, v. 3, n. 1, p. 24-46, 2015.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
GRAY, Colin e BOLING, Elizabeth. Designer's articulation and activation of instrumental design judgement in cross-cultural user research. CoDesign, v. 14, n. 2, p. 79-97, 2018.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
______. Da Diáspora – Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
______. La cuestión multicultural. Em HALL, Stuart. Sin garantÃas. Trayectorias y problemáticas en estudios culturales. Popayán-Lima-Quito: Envión Editores, Instituto Pensar - Universidad Andina Simón BolÃvar, 2010.
HAO, Chen; VAN BOEIJEN, Annemiek; SONNEVELD, Marieke; e
STAPPERS, Pieter. Generative research techniques crossing cultures: A field study in China. International Journal of Cultural and Creative Industry, v. 4, n. 3, p. 4-21. 2017.
HEIMGÄRTNER, Rüdiger. Reflections on a model of culturaly influenced human-computer interaction to cover cultural contexts in HCI Design. International Journal of Human-Computer Interaction, v. 29, n. 4, p. 205-219 2013.
______. Using converging strategies to reduce divergence in intercultural user interface design. Journal of Computer and Communications, v. 5, n. 4, 2017.
HOFSTEDE, Geert; HOFSTEDE, Gert Jan; MINKOV, Michael. Cultures and organizations: Software of mind. New York: McGraw-Hill (2ª Edição), 1991.
IGBARIA, Magid e ZVIRAN, Moshe. Comparison of end-user computing characteristics in the US, Israel and Taiwan. Information & management, v. 30, p. 1-13, 1996.
JAGNE, Jainaba e SMITH-ATAKAN Serengul. Cross-cultural interface design strategy. Universal Access in the Information Society, v. 5, p. 299-305, 2006.
LEE, Jung-Joo e LEE, Kun-Pyo. Facilitating dynamics of focus group interviews in East Asia: evidence and tools by cross-cultural study. International Journal of Design, v. 3, p. 17-28, 2009.
MAGAREY, Jim. Elements of a systematic review. International Journal of Nursing Practice. v.7, n. 6, p. 376-382, 2001.
MARCUS, Aaron. User-Interface Design and China: A Great Leap Forward. Interactions, v.10, p. 21-25, 2003.
MARTÃN-BARBERO, Jesus. Diversidad cultural y convergencia digital. Revista CientÃfica de Información Y Comunicación, Sevilla, v. 5, p. 12–25, 2008.
ONO, Maristela. Design e Cultura: sintonia essencial. Curitiba: Maristela Mitsuko Ono, 2006.
______. Design, Cultura e Identidade, no contexto da globalização. Revista Design em Foco, Salvador, Universidade do Estado da Bahia, v. 1, n. 1, p. 53-66, jul-dez, 2004.
PARK, Ji. Cross-cultural language learning and web design complexity. Interactive Learning Environments, v. 23, n. 1, p. 19-36, 2015.
RAU, Pei-Luen.; PLOCHER, Tom; e CHOONG, Yee-Yin. Cross-Cultural Design for IT Products and Services. Boca Raton: CRC Press, 2012.
RECABERREN, MatÃas e NUSSBAUM, Miguel. Exploring the feasibility of web form adaptation to users' cultural dimensions scores. User Modeling and User-Adapted Interaction, v. 20, n. 1, p. 87–108, 2010.
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão Sistemática X Revisão Narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, abr-jun, p. v-vi, 2007.
SHEN, Siu-Tsen; PRIOR, Stephen; e CHEN, Kuen-Meuau. Comparing the perspicacity, appropriateness and preference of web browser icons with chinese users. Digital Creativity, v. 20, n. 1-2, p. 59-78, 2009.
SHIN, Dong-Hee. Cross-analysis of usability and aesthetic in smart devices: what influences users' preferences? Cross Cultural Management, v. 19, n. 4, p. 563-587, 2012.
SIGH, Nitish; FASSOTT, Georg; CHAO, Mike; e HOFFMANN, Jonas. Understanding international web site usage: a cross-national study of German, Brazilian and Taiwanese oline consumers. International Marketing Review, v. 23 n. 1, p. 83-97, 2004.
SONDEREGGER, Andreas e SAUER, Juergen. The influence of socio-cultural background and product value in usability testing. Applied Ergonomics, v. 44, n. 3, p. 341-349, 2013.
SUN, Huatong. The triumph of users: achieving cultural usability goals with user localization. Technical Comunication Quarterly, v. 15, n. 4, p. 457-481, 2006.
TRANFIELD, David; DENYER, David; e SMART, Palminder. Towards a Methodology for Developing Evidence-Informed Management Knowledge by Means of Systematic Review. British Journal of Management. V. 14, n. 3, p. 207-222, 2003.
VALBUENA, Widman. ¿Cómo estudiar la interculturalidad desde el diseño? No hay interculturalidad sin creatividad. Arquetipo. v. 13, p. 9-35, 2016.
______. Experiencia de usuario en el diseño intercultural: localización de UX en investigaciones y prácticas de diseño interculturales. ICONOFACTO, v. 13, Issue 20, p. 104-127, 2017.
VAN BOEIJEN, Annemiek. Crossing cultural chasms: Towards a culture-conscious approach to design. Delft, 2015. Tese (Doutorado) - Delft University of Technology.
VATRAPU, Ravikiran e PÉREZ-QUIÑONES, Manuel. Culture and international usability testing: the effects of culture in structured interviews. Jornal of Usability Studies, v. 1, n. 4, p. 156-170, 2006.
WALLACE, Steve; REID, Adrian; CLINCIU, Daniel; e KANG, Jin-Su. Culture and the importance of usability atributes. Information Techonology & People, v. 26, n. 1, p. 77-93, 2013.
ZAHARIAS, Panagiotis. Cross-cultural differences in perceptions of e-learnig usability: an empirical investigation. International Journal of Technology and Human Interaction, v. 4, Issue 3, p. 1+, 2008.
TONETTO, Leandro Miletto; COSTA, Felipe Campelo Xavier da. Design Emocional: conceitos, abordagens e perspectivas de pesquisa. Strategic Design Research Journal, Porto Alegre, v. 4, n. 3, p. 132-140, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 e-Revista LOGO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.