Das comunidades terapêuticas aos lares assistidos: a implantação de residências terapêuticas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n10p133Resumo
Residências Terapêuticas constituem-se como alternativas de moradias localizadas no espaço urbano e se destinam a pessoas internadas há muitos anos em Hospitais Psiquiátricos. Este trabalho originou-se de uma pesquisa realizada na iniciação científica que mapeou os projetos de Residência Terapêutica na cidade de Curitiba e Região Metropolitana, descreveu suas estruturas básicas comuns e caracterizou seu funcionamento e estrutura. Tem a intenção de apresentar algumas considerações acerca da implantação de residências terapêuticas e oferecer subsídios analíticos para o acompanhamento e a necessária avaliação deste processo de desinstitucionalização de pacientes que foram objeto de internamento psiquiátrico de longa duração. Aponta como prioridade a presença constante da pesquisa sobre os serviços de saúde mental no Brasil e estabelece uma interlocução necessária com a universidade, na certeza de que saúde e educação devem ser direito de todo cidadão.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.