Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Extensio: Revista Eletrônica de Extensão?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Extensio aceita originais na forma de:

Artigos: Textos inéditos resultantes de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental, etc.), nos quais se destaque a fudamentação teórica, os procedimentos metodológicos empregados e os resultados alcançados, sejam tais resultados descritivos ou analíticos - máximo 20 laudas.

Ensaios: Textos inéditos, de caráter opinativo, que desenvolvam de forma discursiva e reflexiva temas conceituais e metodológicos relacionados à extensão universitária - máximo 20 laudas.

Dossiê: Conjunto de documentos importantes referentes a determinado assunto, instituição ou indivíduo referente à Extensão – máximo 20 laudas.

Resenhas: Apreciações críticas ou informativas de livros, dissertações, teses e mídias  relevantes para a Extensão, publicados nos últimos 5 anos e que sirvam para orientar os leitores sobre as suas características e os seus usos potenciais – máximo 3 laudas.

Entrevista: Colóquio entre duas ou mais pessoas que sirva para divulgar ou elucidar atos, ideias, planos, etc.

Temas de Atualidades: Ponto escolhido para melhor destacar assunto ou questão de atualidade.

Relatos de Experiência: Textos inéditos que descrevam e/ou discutam experiências desenvolvidas nas áreas temáticas da extensão universitária: comunicação, cultura, direitos humanos, justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho. máximo 10 laudas

Tópico Especial: Incluem artigos de até 3.500 palavras que serão publicados em português e inglês. Estes artigos serão aceitos somente por convite do Editor.

 

Normas Editoriais da Revista Extensio

A Comissão Editorial da Revista Extensio estabelece as seguintes normas editoriais para a recepção de textos na forma de artigos, ensaios, dossiês, resenhas, entrevistas e temas de atualidades:

1. Os textos poderão ser apresentados em língua portuguesa, espanhola ou inglesa;

2. Os textos em língua portuguesa deverão ser redigidos conforme a norma de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR6022 de maio de 2003 e o modelo disponível no site da Revista. Para os artigos nas demais línguas deverão ser utilizadas as normas ISO equivalentes (com a exclusão da informação de autoria), mantendo-se o modelo disponível no site da Revista;

3. Os textos deverão ser remetidos através da plataforma SEER;

4. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração: espaçamento 1,5, corpo 12, tipo Garamond, formato de papel A4, com marcações de parágrafo e deverão estar formatados em .doc ou .docx. Deve ser deixado espaço interlinear branco entre o título e sua versão para a língua inglesa, assim como versão para a língua espanhola. Vale ainda um espaço interlinear branco entre todos os títulos de seção e o texto, dois espaços interlinear branco entre o texto e o próximo título de seção;

5. A primeira lauda deve conter: o título do texto, sua versão para a língua inglesa e espanhola. O título em português, em inglês e em espanhol, expressando, de forma clara, a ideia do trabalho. Os resumos (de 100 a 150 palavras) e as palavras-chave que melhor representem o assunto do artigo em português, em inglês e em espanhol, estas últimas separadas por ponto. Sugere-se a utilização de três a cinco termos;

6. As citações no corpo do texto deverão ser redigidas de acordo com a NBR10520 ou norma ISO equivalente;

7. As referências bibliográficas deverão ser redigidas de acordo com a NBR6023 ou norma ISO equivalente;

8. O uso de notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias etc., deve ser limitado ao mínimo indispensável;

9. Recomenda-se incluir o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) que de alguma maneira auxiliaram seja na coleta de dados, nas ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios mencionando "AGRADECIMENTOS" antes das Referências;

10. Os originais não deverão ser paginados.

Se preferir utilize o modelo de artigo disponível neste link

O Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução, disponível neste link, deve ser assinado pelo(s) autor(es), fotocopiado e anexado como documento suplementar nesta plataforma.

Conheça o fluxo editorial da Extensio e mantenha seu e-mail atualizado para corresponder-se com o Editor e garantir a publicação de seu artigo, caso ele seja aprovado.

Tutorial para submissão de artigos:
link 1 ou   link 2

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O artigo passou por revisão gramatical e textual e está de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa.

  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

  3. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. Não aceitamos em HTML.

  4. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ufsc.br) estão ativos e prontos para clicar.

  5. O texto segue os padrões de estilo e formatação descritos no modelo de artigo, na seção Diretrizes para autores

  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega

 

Declaração de Direito Autoral

De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e  a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.

O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.

O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.

O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es),  que pode ser obtido neste link.

O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons
Creative Commons License, para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.