Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Extensio é um periódico de publicação quadrimestral, interdisciplinar, de circulação nacional e internacional, que tem como missão contribuir para a disseminação e promoção de novos conhecimentos na área da extensão.

Aceita originais em português, inglês e espanhol na forma de artigos, ensaios, dossiês, resenhas, entrevistas, temas de atualidades e relatos de experiência, que podem ser tanto específicos de uma determinada disciplina quanto interdisciplinares no que se refere à sua metodologia, teorização e bibliografia.

Os trabalhos enviados serão lidos inicialmente pelo editor da revista que, se considerar estarem de acordo com a política editorial geral, os encaminhará para a apreciação de dois pareceristas integrantes do Conselho Editorial, Comissão Editorial ou consultores “ad hoc”.  Todos os textos passarão por revisão gramatical, quando serão observadas rigorosamente as normas da Língua Portuguesa culta e as de padronização da Revista. No processo de revisão, se for o caso, as/os autoras/es serão contatadas/os para complementar ou esclarecer informações textuais ou de referências.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos encaminhados à Extensio são avaliados por dois pareceristas integrantes do Conselho Editorial, caso haja resultados divergentes, o artigo é submetido a um terceiro parecerista.

Os originais devem ser revisados gramaticalmente pelos autores, ou por quem eles designarem, antes de serem submetidos à avaliação na Extensio.

O texto poderá ser:
a) aceito, sem alterações;
b) aceito, com alterações a serem feitas pelos autores;
c) rejeitado.

Os autores receberão o resultado da submissão através do endereço eletrônico informado no cadastro. Por isso, devem ficar atentos ao e-mail e conhecer o fluxo editoral da revista, clicando aqui, para garantir a continuidade da editoração do artigo, caso ele seja aprovado para publicação.

Periodicidade

Publicação Quadrimestral;

Formato Eletrônico;

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Ficha Catalográfica

Extensio: revista eletrônica de extensão. Universidade Federal de Santa Catarina. 
Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão. Departamento de Projetos e Extensão. – v. 1, n. 0 (2004)- . –  
Florianópolis : PROEX / DPE, 2004 - 
v.
Semestral
Resumo em português e inglês
A partir de maio de 2008, disponível no portal de periódicos da UFSC em: htpp//www.periodicos.ufsc.br/

ISSN 1807-0221

1. Extensão universitária. 2. Comunicação. 3. Cultura. 4. Meio ambiente. 5. Direitos humanos. 6. Educação. 7. Inovações tecnológicas. 8. Saúde. I. Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Projetos de Extensão.

Catalogação na fonte pela DECTI da Biblioteca da UFSC.

Taxas para submissão e publicação de textos

A Extensio não cobra taxas de submissão e processamento de artigos (APCs).

Política Antiplágio

Os artigos submetidos à Revista Extensio serão verificados por software para identificação de plágio e autoplágio antes da avaliação, ou a qualquer momento durante o processo editorial. Deve ser garantida a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores, estes devem ser devidamente citados. Praticar plágio, ou autoplágio, em todas as suas formas, é inadmissível. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos, e caso o plágio seja realmente comprovado, o manuscrito será devolvido ao autor.

 

Estatísticas e Métricas - Extensio

Awstats - julho 2008 - junho 2017

Google Acadêmico - Artigos mais citados

Metabase - Estatísticas Counter e Google Analytics 2017-  

Sponsors

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

A Extensio foi a primeira revista eletrônica a publicar artigos voltados à extensão. O projeto da revista foi desenvolvido entre outubro de 2003 e setembro de 2004, comportando as seguintes etapas: reflexões iniciais e pesquisa dos vários veículos de publicação eletrônica de material científico; seleção do nome da revista, da periodicidade, logomarca e dos tópicos que deveriam compor a sua home page, normas de publicação e formatação dos artigos; idealização da home page e número de lançamento; avaliação e propostas de ajustes gerais da revista eletrônica.

 

O nome Extensio, que do latim significa “ação de estender e de difundir”, tem como propósito divulgar os objetivos da revista, os quais são:

 

  • Favorecer o aprofundamento dos temas relacionados à extensão, incluindo aspectos conceituais, metodológicos e da própria prática.

 

  • Estimular a produção de textos a partir de experiências com atividades de extensão.

 

  • Possibilitar o reconhecimento de experiências inovadoras que promovam o desenvolvimento social de comunidades.

 

Desse modo, a Revista Extensio pretende não somente divulgar experiências internas da UFSC, mas também abrigar relatos de outras instituições.

A Extensio pretende ser inovadora, ao acompanhar as transformações tecnológicas da sociedade. Um exemplo disso é a música, na sua página de introdução, que acompanha os movimentos e atribui um aspecto dinâmico e moderno às atividades de extensão.

O lançamento da primeira edição da revista foi em 07 de maio de 2004, no site www.extensio.ufsc.br, sob o comando da Pró-Reitora de Cultura e Extensão, Denise Guerreiro Vieira da Silva, e tendo como editor o Prof. Gilson Braviano. Para integrarem o número de lançamento da Revista Extensio, foram selecionados 23 trabalhos entre os 50 artigos mais representativos do relatório do Programa de Bolsas de Extensão da UFSC – ano 2002.

Em setembro de 2008, a Extensio foi incorporada ao Portal de Periódicos da UFSC e, com isso, começou a adaptar-se ao Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas (SEER). A partir de julho de 2009, iniciou o processo de adequação às normas nacionais e internacionais, a fim de obter maior classificação no Qualis e tornar as informações mais eficientes para os leitores e autores.

A adesão ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) facilitou o gerenciamento da revista, pois as informações podem ser atualizadas instantaneamente pelo próprio editor, o que não acontecia na antiga home page, criada em 2004, que deixou de ser utilizada em julho de 2009, pois seu gerenciamento exigia conhecimentos específicos de linguagem computacional.

Por esse motivo, a Extensio passou a ficar disponível somente na plataforma SEER, pois ela permite que o próprio editor gerencie eletronicamente a revista e tenha um contato direto e dinâmico com os autores e demais participantes do processo editorial.