A educação continuada na promoção da inclusão e de um novo olhar sobre a Síndrome de Down

Autores

  • Lilia Maria Moreira UFBA
  • Iago Cabanelas UFBA
  • Milane de Carvalho UFBA
  • Janaina Galvão UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n9p144

Resumo

 

A Síndrome de Down (SD) é a principal condição genética associada à deficiência mental. Não obstante os avanços nos tratamentos e possibilidades de desenvolvimento advindos da intervenção precoce e do movimento inclusivo, ainda são muitos os preconceitos que envolvem esta síndrome, geralmente decorrentes da falta de informações. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições das atividades de educação continuada desenvolvidas pelo Programa Genética em Articulação com a Sociedade, entre os anos de 1995 a 2006, na desconstrução de estigmas sociais referentes à Síndrome de Down. A proposta metodológica do trabalho foi de pesquisa-ação, utilizada como estratégia para transformação de ideias socialmente construídas sobre esta síndrome e sobre a variação genética na população. As intervenções foram realizadas por campanhas educativas, palestras, mesas-redondas, oficinas pedagógicas, vivências e estabelecimento de vínculos ou parcerias entre os participantes. Mudanças de comportamento observadas ao final das atividades confirmam o papel da educação continuada como fator de transformação social pela propagação do conhecimento e reflexões éticas.


Biografia do Autor

Lilia Maria Moreira, UFBA

Professora Titular do Departamento de Biologia Geral do Instituto de Biologia da UFBA. Coordenadora do programa Genética e Sociedade e do Laboratório de genética Humana do mesmo Instituto. CV lattes: lattes.cnpq.br/4441603977145708

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Publicado

2010-07-19