Importância da clínica de doenças de plantas na implementação da agricultura sustentável

Autores

  • Amanda Emy Gonçalves UFSC
  • Marciel João Stadnik Universidade Federal de Santa Catarina
  • Morgana Elis Lopes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daisy Zamira Delgado Mendez Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n9p24

Resumo

 

Assim como ocorre em outras regiões, doenças de plantas também são responsáveis por grandes perdas na agricultura do estado. Deste modo, em função da intensa demanda por diagnósticos, foi criada no ano de 2002, a “Clínica de Doenças de Plantas”, localizada no Laboratório de Fitopatologia (CCA/UFSC). A sua instauração estreitou os elos entre produtores rurais, técnicos e a UFSC, auxiliando na diagnose para os problemas fitopatológicos, sendo este o seu objetivo primordial. Ao longo destes dos oito anos de existência, a Clínica recebeu um total de 252 amostras, provenientes na maioria de Santa Catarina, mas também do Paraná e Rio Grande do Sul, apresentando principalmente doenças causadas por fungos. Além disso, o trabalho realizado pela Clínica contribui para capacitar profissionais na área de fitopatologia, sendo uma fonte de aprendizado significativamente positiva para professores e alunos, pois traz para o ambiente acadêmico a problemática real enfrentada pelos agricultores no campo.

 

Biografia do Autor

Amanda Emy Gonçalves, UFSC

Estudante da 8a fase do curso de Agronomia- UFSC

Monitora da disciplina de Fitopatologia desde 2009/2

Realizando atividades de pesquisa no Laboratório de Fitopatologia (CCA/UFSC)

Marciel João Stadnik, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Agronomia pela UFSC, mestrado em Agronomia pela UFV e doutorado em Ciências Agrárias pela Universitaet Hohenheim, pós-doutorado junto à Embrapa Meio. Atualmente é professor adjunto da UFSC.

Daisy Zamira Delgado Mendez, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenheira Agronoma, forma pela Universidad Francisco de Paula Santader Cúcuta-Colombia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais.

Downloads

Publicado

2010-07-19