Importância da clínica de doenças de plantas na implementação da agricultura sustentável
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n9p24Resumo
Assim como ocorre em outras regiões, doenças de plantas também são responsáveis por grandes perdas na agricultura do estado. Deste modo, em função da intensa demanda por diagnósticos, foi criada no ano de 2002, a “Clínica de Doenças de Plantas”, localizada no Laboratório de Fitopatologia (CCA/UFSC). A sua instauração estreitou os elos entre produtores rurais, técnicos e a UFSC, auxiliando na diagnose para os problemas fitopatológicos, sendo este o seu objetivo primordial. Ao longo destes dos oito anos de existência, a Clínica recebeu um total de 252 amostras, provenientes na maioria de Santa Catarina, mas também do Paraná e Rio Grande do Sul, apresentando principalmente doenças causadas por fungos. Além disso, o trabalho realizado pela Clínica contribui para capacitar profissionais na área de fitopatologia, sendo uma fonte de aprendizado significativamente positiva para professores e alunos, pois traz para o ambiente acadêmico a problemática real enfrentada pelos agricultores no campo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.