Implantando uma cognoteca para o desenvolvimento cognitivo de crianças pré-escolares

Autores

  • Caroline Battistello Cavalheiro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Emilio Takase Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n9p33

Resumo

 

Para explorar o mundo as crianças utilizam seu próprio corpo por meio dos cinco principais sentidos, compreendendo a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar. Entretanto, os nossos sentidos não nascem totalmente maduros, sua maturação acontece gradualmente e os estímulos que as crianças recebem para utilizá-los auxiliam nesse processo. O projeto “Cognoteca” propôs-se a estimular os sentidos através de brinquedos, brincadeiras, jogos e atividades lúdicas de modo que contribuíssem para o descobrimento do corpo e do mundo por meio dos sentidos, propiciando o desenvolvimento pleno das crianças envolvidas. As intervenções abrangeram todas as turmas de uma Creche na comunidade da Serrinha na cidade de Florianópolis. O projeto caracterizou-se como uma ação de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, interligado ao departamento de Psicologia da referida Universidade, sendo seu período de realização de Maio a Dezembro de 2009.  O acompanhamento e conseqüentemente a avaliação do projeto foram realizados de maneira qualitativa, por meio das reflexões de cada sessão pela bolsista conjuntamente com os demais estagiários da Psicologia que desenvolvem outros projetos na Creche. Os resultados do projeto podem ser avaliados pela positiva disposição dos participantes nas atividades propostas.

Biografia do Autor

Caroline Battistello Cavalheiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista do projeto na época de vigência. Pedagoga graduada pela FAED/UDESC. Acadêmica da 9ª fase do Curso de graduação em Psicologia - CFH/UFSC.

Emilio Takase, Universidade Federal de Santa Catarina

Orientador do projeto - Dept. e Psicologia - Psicologia Congnitiva

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Publicado

2010-07-19