Contribuições da extensão universitária na implantação do plano de gerenciamento de resíduos

Autores

  • Sonia Maria Isabel Lopes Ferreira UESC
  • Noélia Silva Oliveira UESC
  • Érika Mascarenhas Andrade Santos Santa Casa de Itabuna

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2011v8n12p1

Resumo

O gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde, quando feito inadequadamente, oferece risco potencial ao ser humano e ao meio ambiente. As instituições que geram esses resíduos devem, por meio das características, do volume e tipo do lixo produzido, elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), que é um regulamento técnico elaborado pela ANVISA e aplicado a todos os geradores de resíduos de serviço de saúde, com a finalidade de estabelecer, em cada etapa do sistema, procedimentos detalhados de ações para um manejo seguro. O presente artigo trata de um relato de experiência que tem o objetivo de apresentar as contribuições dos Projetos de Extensão: Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde e Educação Continuada, da Universidade Estadual de Santa Cruz  (UESC), em Ilhéus/BA, na elaboração e implantação do PGRSS de um hospital do município de Itabuna/BA, no período de 2008 a 2009. A metodologia de ação dessa atividade de extensão foi fundamentada nas normas federais vigentes, como a ANVISA RDC 306/2004 e o CONAMA 358/2005, além de rigorosa busca em base de dados, leitura e discussão entre os participantes sobre o assunto. Apesar das conquistas alcançadas com a elaboração do PGRSS, o hospital pesquisado encontra inúmeras dificuldades para avançar na implementação do plano, necessitando de melhoria nas instalações físicas, aquisição de materiais e equipamentos, amplo envolvimento técnico, administrativo e político. A participação de docentes e acadêmicos permitiu à universidade socializar e democratizar conhecimentos, além de preparar profissionais capazes de atender às reais necessidades da população.

Biografia do Autor

Sonia Maria Isabel Lopes Ferreira, UESC

&

Noélia Silva Oliveira, UESC

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Ciencias da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz. Coordenadora do Projeto de Extensão Educação Continuada.

Érika Mascarenhas Andrade Santos, Santa Casa de Itabuna

Enfermeira da Santa Casa de Itabuna. Ex Bolsista e atualmente colaboradora do Projeto de Extensão Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.

Downloads

Publicado

2011-12-26