Mapeamento participativo e sua importância na identidade territorial de Barro Vermelho, Santo Amaro - Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2012v9n13p51Resumo
Este artigo discorre sobre a identidade territorial do povoado de Barro Vermelho, localizado no distrito de Oliveira dos Campinhos, município de Santo Amaro-Bahia, a partir da compreensão espacial da comunidade por seus moradores, e dos recursos da cartografia participativa e digital. A vegetação de Barro Vermelho compõe-se de Mata Atlântica secundária, intercalada com policultura e cultura de mandioca. A população – referente aos setores censitários onde o povoado se encontra inserido – totaliza 843 habitantes, predominando a faixa etária de adultos, com 43% (25 a 59 anos), seguida da população infantil, com 28,1% (0 a 14 anos), jovens com 21,4% (15 a 24 anos) e apenas 7,5% de idosos (60 anos e mais). Com a utilização da imagem de satélite Spot 5 de 2006 e trabalhos de campo, elaborou-se o mapeamento de Barro Vermelho contendo 71 edificações residenciais – destas, 29 identificadas com toponímias pelos moradores –participantes – seguidas da igreja, escola, casa de farinha comunitária e campo de futebol, e ainda duas áreas de solo exposto. Imprimiram-se exemplares do mapa entregando-se os mesmos aos representantes do povoado, como instrumento de informação, cadastro de documentos para uso civil, eleitoral e de reivindicação comunitária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.