Análise de cinco dicionários semasiológicos de língua espanhola: a correlação entre o Front Matter e a Macro- e Microestrutura
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2012v9n14p32Resumo
Os dicionários de orientação semasiológica possuem quatro componentes canônicos: a macroestrutura (conjunto de palavras selecionadas), a microestrutura (informações dos verbetes), a medioestrutura (remissões) e o Outside Matter (Front Matter, Middle Matter e Back Matter). O objetivo da presente comunicação, em primeiro lugar, é analisar o Front Matter de cinco dicionários monolíngues de língua espanhola para estabelecer se este componente canônico possui alguma funcionalidade nessas obras. Em segundo lugar, examinaremos a correspondência entre aquilo que é apresentado no Front Matter e seu reflexo tanto na macroestrutura como na microestrutura dos dicionários. Como metodologia, aplicaremos o princípio da correlação entre o perfil de usuário, a função da obra lexicográfica e o enquadramento taxonômico de um dicionário. O segundo princípio a ser empregado é o da funcionalidade de cada componente canônico, e, de modo particular, o Front Matter. Em terceiro lugar, empregaremos o princípio da funcionalidade entre os componentes canônicos de um dicionário semasiológico. Isto significa assumir que cada componente canônico deve guardar uma relação de correspondência com os demais. Nossos primeiros resultados demonstram que o perfil de usuário estabelecido é, em algumas obras, difuso. Como consequência, nem todos os dicionários acabam exercendo sua monofuncionalidade de modo satisfatório, o que prejudica o enquadramento taxonômico das obras e impede que as dúvidas dos usuários almejados sejam totalmente sanadas. Em segundo lugar, alguns Front Matter são extensos, o que prejudica a sua funcionalidade na medida em que o usuário dificilmente poderia consultá-los na íntegra. Por fim, não há total correspondência entre as informações contidas no Front Matter dos dicionários e o que se verifica na macro- e microestrutura de cada um deles.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.