Inclusão digital de idosos: abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático

Autores

  • Márcia Barros de Sales Universidade Federal de Santa Catarina
  • André Barros de Sales Universidade de Brasília
  • Marília Abrahão Amaral Departamento Acadêmico de Informática

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2013v10n15p140

Resumo

 

Este artigo apresenta um estudo da participação direta de usuários idosos no processo de elaboração de material didático utilizando o design centrado no usuário com o intuito de deixá-lo mais atrativo, acessível e didático para as pessoas idosas. Procurou-se alicerçar todas as atividades deste material com as inteligências múltiplas defendidas por Howard Gardner. Para o processo de validação deste material didático utilizou-se a técnica empírica de oficinas de interação que exige a participação direta dos envolvidos. Assim, desta forma, foi realizada uma avaliação qualitativa desses materiais por esses usuários, cujos resultados são aqui apresentados. Participaram deste estudo 31 idosos, com média de idade de 65 anos e com  grau de escolaridade heterogênea, frequentadores do projeto de extensão "Oficinas de Informática para a Terceira Idade" da Universidade Federal de Santa Catarina.

Biografia do Autor

Márcia Barros de Sales, Universidade Federal de Santa Catarina

Núcleo de Estudos da Terceira Idade - NETI

André Barros de Sales, Universidade de Brasília

Engenharia de Software

Marília Abrahão Amaral, Departamento Acadêmico de Informática

Engenharia de Computação

Downloads

Publicado

2013-09-03

Edição

Seção

Inclusão digital na terceira idade (ARTIGOS)