Projeto Córdoba: fronteira em movimento
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2013v10n16p7Resumo
Era época de comemorações pelos 500 anos do “descobrimento” e colonização da América, espaço temporal de uma massiva expropriação das riquezas de nosso continente. Para registrar a data, desde 1989 que duas instituições federais de ensino trabalhavam com o objetivo de aproximar dois países, Brasil e Argentina. A ideia, superar desconfianças, divergências, e construir um novo paradigma no sentido de viabilizar uma América Latina possível. Juntos, criar um novo patamar de desenvolvimento social, cultural, educacional. Possibilitar que estudantes e professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina e da Escuela Superior de Comercio Manuel Belgrano da Universidad Nacional de Córdoba/Argentina trocassem experiências educacionais e culturais, criando um espaço permanente para pensar a nuestra América. Nosso projeto se contrapõe ao projeto pensado de integração pelo viés comercial, proposto pelo Mercosul. O Acordo de Cooperação entre Brasil e Argentina tem por objetivo a troca de experiências na área científico-pedagógica e o intercâmbio de estudantes, docentes e técnico-administrativos, aprofundando o estreitamento de relações culturais, desvendando elementos integradores e o senso de latino-americanidade. No ano de 1992, através de um processo coletivo e multidisciplinar, conseguimos escrever um documento firmando princípios que consideramos fundamentais para selar esse Acordo de Cooperação. E é desde então que o Projeto Córdoba, como nos denominamos, consiste em um projeto de intercâmbio acadêmico-cultural entre estudantes e professores, que objetiva a troca de experiências, o viver entre os povos de forma integrada, solidária e complementar, respeitando suas individualidades e convivendo com suas (des)semelhanças. É a integração em movimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Extensio o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico, não sendo permitido o uso para fins comerciais. Caso sejam realizadas adaptações, transformações ou criações a partir do material, estas deverão ser distribuídas sob a mesma licença.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Extensio, em conformidade com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
