Vivências em promoção da saúde: articulando saberes com estudantes de escolas públicas

Autores

  • Priscila Milano Corrêa Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Stela Henkes Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Renan Lanau Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Camila Marins Dutra Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Cristina Dutra Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Ozeia Simões Franco Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Maitê Peres de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Maria Cristina Flores Soares Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2015v12n19p14

Resumo

 

A escola constitui-se em uma instituição com princípios educacionais que deve contribuir na formação dos sujeitos, bem como na construção de valores pessoais significativos à conduta humana, sendo também um espaço para a vivência em saúde. Neste estudo apresentamos um relato de experiência que aborda as atividades do “Programa Vivências em Promoção da Saúde na Escola” com estudantes de séries iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas do município do Rio Grande/RS no que se referem a questões da promoção da cidadania e cultura da paz. Os resultados demonstram que a interação dos estudantes com a atividade e com os colegas é imprescindível e necessária ao fazer pedagógico e à promoção em saúde.

Biografia do Autor

Priscila Milano Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Licenciada em Letras (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e aluna do curso Lato Sensu em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa na mesma instituição. Professora de Língua Portuguesa e Redação no Grupo de Apoio Educacional Paideia vinculado ao Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior - PAIETS. Foi revisora linguística do material didático produzido para os alunos e por estes ao final de cada curso do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica -PROEXC/FURG. Atualmente é Revisora Linguística da SEaD/ FURG no âmbito do uso asTecnologias da Informação e Comunicação nos cursos de Graduação. Tem interesse pelos seguintes temas: Ensino, Discurso, Texto, Língua Portuguesa, Inclusão e Educação aliada à tecnologia.

Stela Henkes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Tem experiência na área de Direito.

Renan Lanau, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Tem experiência na área de Educação Física.

Camila Marins Dutra, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduação em andamento em Letras Português-Frânces. 
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil. 
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

Cristina Dutra Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), Especialização em Saúde Pública pela Universidade Católica de Pelotas. Mestre em Ciências da Saúde com ênfase na Promoção da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Atualmente doutoranda do mesmo programa. Possui experiência profissional como docente nas disciplina de Fisioterapia Geral I,Traumato-Ortopédica II, Exercício Profissional em Fisioterapia e Supervisão do Estágio Ambulatorial e Atenção Básica de Saúde

Ozeia Simões Franco, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Licenciatura plena em educação física pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel (2006), Mestrado em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde-FURG (2013). Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2015). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde-FURG, desenvolvendo pesquisas relacionadas a saúde de crianças asmáticas e professor voluntário no curso de Licenciatura em Educação Física- FURG. Possui experiência com iniciação à ginástica olímpica; natação para bebês, crianças e adultos; hidroginástica; musculação; corrida; método Pilates; experiência com projetos voltados à saúde no ambiente escolar, assim como projetos relacionados à saúde de adultos.

Maitê Peres de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Fisioterapeuta. Mestre e doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Maria Cristina Flores Soares, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduada em Fisioterapia (Universidade Federal de Santa Maria - 1982), mestre em Fisiologia (Universidade Federal de Pernambuco - 1992), doutora em Fisiologia (Université Paris VI ? Pierre et Marrie Curie -1999). Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (Rio Grande/RS). Atualmente desenvolvendo pesquisas na área de promoção da saúde, com particular interesse sobre as questões relacionadas com o ambiente e saúde e com a inserção da promoção da saúde na formação e prática de fisioterapeutas e outros profissionais da saúde

Downloads

Publicado

2015-09-12