Do gabinete à comunidade: a experiência do Projeto Rondon na formação profissional no campo de públicas

Autores

  • Sonia Maria Martins Passos Projeto Rondon
  • Fernanda Santos de Souza Ayres Projeto Rondon
  • Breno de Paula de Andrade Cruz Projeto Rondon
  • Nathália Cândido da Silva Projeto Rondon
  • Sabrina Gomes dos Santos Projeto Rondon

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p166

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar o alinhamento da matriz curricular de um curso do campo de públicas à extensão universitária, usando como objeto de análise o Projeto Rondon. Por meio de um Estudo de Caso Descritivo (Yin, 2005) analisa-se por meio de uma análise documental e entrevistas em profundidade com discentes autores da proposta aprovada no edital do Projeto Rondon (Janeiro 2015), a aderência do conteúdo técnico e profissional no curso de graduação de uma instituição de ensino superior pública federal às demandas do mercado de trabalho - especificamente temas relacionados à saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça. Os resultados apresentados neste artigo evidenciam a importância dos elementos presentes na matriz curricular do curso analisado na construção de ações que fomentem a implementação de políticas públicas em temas relacionados à saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça, aproximando o futuro profissional ao campo de trabalho.

Biografia do Autor

Sonia Maria Martins Passos, Projeto Rondon

Congressista Rondon

Fernanda Santos de Souza Ayres, Projeto Rondon

Congressista Rondon

Breno de Paula de Andrade Cruz, Projeto Rondon

Congressista Rondon

Nathália Cândido da Silva, Projeto Rondon

Congressista Rondon

Sabrina Gomes dos Santos, Projeto Rondon

Congressista Rondon

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Publicado

2016-04-07