Do gabinete à comunidade: a experiência do Projeto Rondon na formação profissional no campo de públicas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p166Resumo
O objetivo deste artigo é problematizar o alinhamento da matriz curricular de um curso do campo de públicas à extensão universitária, usando como objeto de análise o Projeto Rondon. Por meio de um Estudo de Caso Descritivo (Yin, 2005) analisa-se por meio de uma análise documental e entrevistas em profundidade com discentes autores da proposta aprovada no edital do Projeto Rondon (Janeiro 2015), a aderência do conteúdo técnico e profissional no curso de graduação de uma instituição de ensino superior pública federal às demandas do mercado de trabalho - especificamente temas relacionados à saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça. Os resultados apresentados neste artigo evidenciam a importância dos elementos presentes na matriz curricular do curso analisado na construção de ações que fomentem a implementação de políticas públicas em temas relacionados à saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça, aproximando o futuro profissional ao campo de trabalho.
Referências
BRASIL. Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, 1995.
_____. (2014b). RESOLUÇÃO Nº 1, DE 13 DE JANEIRO DE 2014. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Administração Pública, bacharelado, e dá outras providências.
______. DECRETO Nº 62.927, DE 28 DE JUNHO DE 1968. Institui, em caráter permanente, o Grupo de Trabalho "Projeto Rondon", e dá outras providências.
BRESSER-PEREIRA, L.C. Reflexõoes Sobre a Reforma Gerencial Brasileira de 1995. Revista do Serviço Público, 50. 1999.
COELHO, F.S. A problemática atual do ensino de graduação em Administração Pública no Brasil. Cadernos EBAPE,2008.
CRUZ, B. de P. A., MELO, W. dos S., MALAFAIA, F. C. B. e TENÓRIO, F. G. Extensão Universitária e Responsabilidade Social: 20 anos de Experiência de uma Instituição de Ensino Superior. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 5, n. 3, 2011, p. 03-16.
FLANKLIN, C.B. Segurança e Defesa na Amazônia . UNB, 2012.
FOLTRAN, E.P; PISACCO, N.M.T; FOLTRAN JUNIOR, D.C. Extensão Universitária e Articulação de Saberes: a proposta do LALUPE – Laboratório Lúdico Pedagógico. Revista Conexão UEPG, 2009.
GRAÇA, M.S; PAIS, S.B. Um Espaço Para a Experiência Prática no Ensino de Graduação: O Caso da Criação da Qualitas, a Empresa Júnior da Facamp. VI SEMEAD – Seminários em Administração. São Paulo, USP, 2003.
MORANI, C. do N.S. As universidades e o Regime Militar. Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014.
MOTTA, R. P. S. As universidades e o Regime Militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
NOGUEIRA, M. das D. P (org.) Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas (Documentos básicos do Fórum nacional de Pró-Reitores de extensão das universidades públicas brasileiras). Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2000.
OLIVEIRA, C. H. Qual é o Papel da Extensão Universitária? Algumas Reflexões Acerca da Relação entre Universidade, Políticas Públicas e Sociedade. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte, 2004.
PAULA, A.P. P de. Administração Pública Brasileira Entre o Gerencialismo e a Gestão Social. Revista de Administração de Empresas, v.45, nº.1, 2005.
PIRES, V.; MIDLEJ e SILVA, S. de A.; FONSECA, S. A.; VENDRAMINI, P.; COELHO, F. de S. Dossiê - Campo de Públicas no Brasil: definição, movimento constitutivo e desafios atuais. Administração Pública e Gestão Social, 2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: O social e o político na pós-modernidade. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1997.
SANTOS, M. S. S.; MENDES, I. A. C. Projeto Rondon: a metodologia educativo-assistencial de trabalho do s estagiários universitários. Esc. Anna Nery R Enf, v.9, n.1, 2005.
SARAIVA, J. L. Papel da extensão universitária na formação de estudantes e professores. Brasília. Méd., 2007.
VERGARA, S. C.. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005.
VIEIRA, C.S. Extensão Universitária: concepções presentes na formalização, em propostas e práticas desenvolvidas na universidade Federal do Paraná (1968 - 1987). Universidade Federal do Paraná, 2014.
ROMANO, R A. Universidade: entre as luzes e os nossos dias. In: ROMANO, Roberto A. (Org.). A crise da Universidade. Rio de Janeiro, Revan, 1998.
RAMOS, A. G. A nova ignorância e o futuro da administração pública na América Latina. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro. 17 (1): 32-65. jan./mar. 1983a.
______. Administração e contexto brasileiro: esboço de uma teoria geral da administração. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1983b.
SERRANO, R.M.S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Universidade Federal da Paraíba, 2010.
YIN, R. Estudo de Caso – Planejamento e Métodos. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.