Aplicação do scrum no desenvolvimento da proposta de trabalho do Projeto Rondon na visão de um rondonista universitário

Autores

  • Eliel Sousa Santos Faculdade de Tecnologia de Jundiaí - Deputado Ary Fossen
  • Adani Cusin Sacilotti Faculdade de Tecnologia de Jundiaí - Deputado Ary Fossen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p36

Palavras-chave:

Projeto de extensão, Desenvolvimento, Gerenciamento de projeto, Metodologias ágeis, Integração

Resumo

Este artigo consiste em um breve estudo sobre a metodologia de gerenciamento de projetos Scrum, suas práticas e aplicações, e um breve relato sobre o desenvolvimento da proposta de trabalho do Projeto Rondon dentro da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí – Deputado Ary Fossen. Observou-se a necessidade de implantar uma metodologia de gerenciamento de projetos, que abordasse aspectos logísticos, organizacionais e cronológicos atrelados às etapas de seu desenvolvimento. Desta forma, os processos foram expostos e mostraram de que forma a implantação da metodologia de gerenciamento de projetos ágeis Scrum foi implementada, seu desenvolvimento e dificuldades enfrentadas. O objetivo de utilizar essa metodologia está na busca de tornar os processos mais iterativos e eficientes, o que também contribui para que esta proposta apresente melhor qualidade nos seus resultados. Diante disso, foi possível concluir que esta é uma preocupação constante, pois a instituição não disponibilizava de muitas verbas, necessitando de um bom gerenciamento de ações para o seu sucesso na prática.

Biografia do Autor

Eliel Sousa Santos, Faculdade de Tecnologia de Jundiaí - Deputado Ary Fossen

Congressista Rondon

Adani Cusin Sacilotti, Faculdade de Tecnologia de Jundiaí - Deputado Ary Fossen

Congressista Rondon

Referências

BRASIL. Ministério da Defesa. Projeto Rondon. Disponível em: <http://www.defesa.gov.br/projeto_rondon >. Acesso em: 11 jun. 2015.

______. Ministério da Defesa. Projeto Rondon. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2015.

______. Ministério da defesa. Relatório da VII Reunião Anual de Professores do Projeto Rondon. Disponível em: <http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/index/downloads/categoria/47740/module/default>. Acesso em: 30 jun. 2015.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

KNIBERG, H. Scrum e XP direto das trincheiras: como nós fazemos scrum. Editora INFOQ, 2007.

KOSCIANSKI, A; SOARES, M. S. Qualidade de Software: aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. São Paulo: Editora Novatec, 2006.

PEDRAZZI, V.; YAMAMOTO, M. M. A necessidade de ações articuladas na cultura e extensão. Revista de Cultura e Extensão da USP, v.10, p. 43-50, nov. 2013.

RICARDO, G. S.; MAFRA, A. L. Perspectivas da Extensão Universitária no projeto troca de saberes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Revista de Cultura e Extensão da USP, v.10, p. 43-50, nov. 2013.

SCHWABER, K.; SUTHERLAND, J. Guia do Scrum. Disponível em: <http://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v1/scrum-guide-portuguese-BR.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2015.

Downloads

Publicado

2016-04-07