Aplicação do scrum no desenvolvimento da proposta de trabalho do Projeto Rondon na visão de um rondonista universitário
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p36Resumo
Este artigo consiste em um breve estudo sobre a metodologia de gerenciamento de projetos Scrum, suas práticas e aplicações, e um breve relato sobre o desenvolvimento da proposta de trabalho do Projeto Rondon dentro da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí – Deputado Ary Fossen. Observou-se a necessidade de implantar uma metodologia de gerenciamento de projetos, que abordasse aspectos logísticos, organizacionais e cronológicos atrelados às etapas de seu desenvolvimento. Desta forma, os processos foram expostos e mostraram de que forma a implantação da metodologia de gerenciamento de projetos ágeis Scrum foi implementada, seu desenvolvimento e dificuldades enfrentadas. O objetivo de utilizar essa metodologia está na busca de tornar os processos mais iterativos e eficientes, o que também contribui para que esta proposta apresente melhor qualidade nos seus resultados. Diante disso, foi possível concluir que esta é uma preocupação constante, pois a instituição não disponibilizava de muitas verbas, necessitando de um bom gerenciamento de ações para o seu sucesso na prática.
Referências
BRASIL. Ministério da Defesa. Projeto Rondon. Disponível em: <http://www.defesa.gov.br/projeto_rondon >. Acesso em: 11 jun. 2015.
______. Ministério da Defesa. Projeto Rondon. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2015.
______. Ministério da defesa. Relatório da VII Reunião Anual de Professores do Projeto Rondon. Disponível em: <http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/index/downloads/categoria/47740/module/default>. Acesso em: 30 jun. 2015.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
KNIBERG, H. Scrum e XP direto das trincheiras: como nós fazemos scrum. Editora INFOQ, 2007.
KOSCIANSKI, A; SOARES, M. S. Qualidade de Software: aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. São Paulo: Editora Novatec, 2006.
PEDRAZZI, V.; YAMAMOTO, M. M. A necessidade de ações articuladas na cultura e extensão. Revista de Cultura e Extensão da USP, v.10, p. 43-50, nov. 2013.
RICARDO, G. S.; MAFRA, A. L. Perspectivas da Extensão Universitária no projeto troca de saberes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Revista de Cultura e Extensão da USP, v.10, p. 43-50, nov. 2013.
SCHWABER, K.; SUTHERLAND, J. Guia do Scrum. Disponível em: <http://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v1/scrum-guide-portuguese-BR.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.