Estímulo vocacional e interesse de estudantes por graduações relacionadas à geomática e engenharias em Curitibanos (SC)

Autores

  • Alexandre ten Caten Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruno Boesing Universidade Federal de Santa Catarina
  • Walquíria Chagas da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Turek Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n22p14

Resumo

O Brasil precisa produzir ciência e tecnologia, em quantidade e qualidade, compatíveis com o seu posto entre as maiores economias do planeta. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo estimular estudantes de ensino médio a cursarem graduações em engenharias, além de verificar o interesse e conhecimento dos mesmos em relação à geomática. Para isso, foram realizadas atividades práticas e teóricas que incentivavam a participação ativa dos estudantes no projeto “Desvendando o Sistema de Posicionamento Global”. O projeto teve a participação de 214 estudantes de nove turmas do 2º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Casimiro de Abreu (Curitibanos – SC). No decorrer do projeto foi verificado um incremento no interesse dos estudantes por cursos de graduação, embora exista um desconhecimento a respeito das profissões de Engenharia de Agrimensura e Engenharia Cartográfica. Os estudantes relataram também que dificuldades financeiras são elencadas como a principal barreira a ser superada.

Biografia do Autor

Alexandre ten Caten, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Ciência do Solo e Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria. Engenheiro Agrônomo pela UFSM. Técnico em Geomática. Licenciado para o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Parecerista científico da Revista Brasileira de Ciência do Solo e da revista AGRIAMBI. Editor de sessão da revista Ciência Rural. Professor de Geoprocessamento na Universidade Federal de Santa Catarina campus Curitibanos. Participante do Grupo de Pesquisa em Ciência do Solo - UFSC Curitibanos.

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Publicado

2016-05-05