Diversidade de insetos do parque ecológico do córrego grande: educaç?o ambiental e conservaç?o

Autores

  • Malva Isabel Medina Hernández Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniella Helena Hock Curso de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n22p43

Resumo

Os insetos desempenham papéis importantes em processos ecossistêmicos, como controle populacional de plantas e animais, polinização de flores, dispersão de sementes, ciclagem de matéria orgânica e de nutrientes e conversão de biomassa vegetal em biomassa animal. Embora estejam intimamente integrados à cultura humana por causa de sua ampla distribuição geográfica, muitas vezes os insetos estão fortemente associados com nocividade. Através do projeto “Diversidade de insetos no Parque Ecológico do Córrego Grande: Educação Ambiental e Conservação”, informações biológicas e ecológicas sobre os insetos são disseminadas à população de Florianópolis, SC. Desde 2008, o processo de desmistificação tem sido realizado através do contato com insetos vivos, a fim de eliminar pré-conceitos e criar experiências positivas com a transmissão de conhecimento biológico. Durante seis anos, estudantes têm criado e mantido diversas espécies de insetos nativos em viveiros para exibi-los ao público visitante. O projeto atingiu um total de 6.216 atendimentos, dos quais 4.946 foram constituídos de estudantes em visitas escolares, representando 80% do total. Assim, o projeto atinge um número importante de pessoas, fazendo com que a importância dos insetos nos sistemas ecológicos seja compreendida, podendo influenciar em comportamentos de respeito aos seres vivos, que podem ser adotados pelo público e passados às futuras gerações.

Biografia do Autor

Malva Isabel Medina Hernández, Universidade Federal de Santa Catarina

É professora adjunta do Departamento de Ecologia e Zoologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina e faz parte do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia onde leciona disciplinas de Ecologia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de insetos, biodiversidade e conservação, ecologia comportamental e besouros Scarabaeinae.

Daniella Helena Hock, Curso de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em andamento no Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, com previsão de finalização em 2016, com período sanduíche na Queensland University of Technology, Australia, bolsista do Ciência sem Fronteiras do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq (2014-2015).

Downloads

Publicado

2016-05-05