Grupo de apoio às pessoas com Doença de Parkinson e seus familiares

Autores

  • Angela Maria Alvarez Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina, no Curso de Enfermagem.
  • Lucia Isako Takasi Gonçalves Professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, no Curso de Enfermagem. Professora da UFPA.
  • Jordelina Schier Hospital Universitário/ UFSC
  • Karina Silvieira de Almeida Hammerschmidt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruna Caroline de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafaela Vivian Valcarenghi Universidade Federal de Santa Catarina. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Doutorado).

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n22p92

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever a experiência do projeto de extensão – Grupo de apoio às pessoas com doença de Parkinson e seus familiares no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina. Esse projeto tem como metodologia de trabalho a tecnologia cuidativa de ajuda mútua, interdisciplinaridade e abordagem humanística, em que pessoas e membros familiares que partilham de um mesmo problema de vida/sofrimento buscam apoio para seu fortalecimento através da troca de experiências de suas estratégias de enfrentamento. O projeto por meio das atividades desenvolvidas proporciona alívio de estresses e inseguranças, reflete sobre aspectos legais e éticos referentes à doença; estimula a participação em órgãos de controle social. Espera-se que esse estudo consolide o desenvolvimento de tecnologias de cuidado adaptado às necessidades específicas da pessoa com doença de Parkinson e seus familiares contribuindo na produção do conhecimento específico para área da Enfermagem e ofereça subsídios para atenção a pessoa com doença de Parkinson e seus familiares cuidadores.

Biografia do Autor

Angela Maria Alvarez, Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina, no Curso de Enfermagem.

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina, no Curso de Enfermagem.

Lucia Isako Takasi Gonçalves, Professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, no Curso de Enfermagem. Professora da UFPA.

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, no Curso de Enfermagem. Professora da UFPA.

Jordelina Schier, Hospital Universitário/ UFSC

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Coordenadora do NETI.

Karina Silvieira de Almeida Hammerschmidt, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina, no Curso de Enfermagem. Coordenadora do projeto de extensão: Grupo de ajuda mútua às pessoas idosas com Doença de Parkinson e seus familiares/cuidadores.

Bruna Caroline de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira.

Rafaela Vivian Valcarenghi, Universidade Federal de Santa Catarina. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Doutorado).

Enfermeira. Doutoranda em enfermagem na UFSC.

Downloads

Publicado

2016-05-05