Relato de experiência de extensão no cuidado da saúde de familiares, cuidadores e indivíduos com Síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p116Resumo
Objetivo: Apresentar ações interdisciplinares desenvolvidas por três cursos da área da saúde da Universidade Regional de Blumenau (FURB), a saber medicina, odontologia e psicologia, em um programa de extensão, e o impacto dessas ações nos acadêmicos e na comunidade que frequenta a Associação Sorrir para Down. Método: O programa iniciou em fevereiro de 2015 e as atividades foram planejadas de acordo com as demandas oriundas da associação, e aconteceram sob a forma de palestras sobre saúde mental, bucal e geral, atividades teatrais, oficinas e rodas de conversas. Resultados: A atuação interdisciplinar possibilitou um convívio grupal, superação de desafios, agregação de novos valores aos acadêmicos e contribuiu para conscientização e melhora na saúde da comunidade envolvida. Conclusões: Ocorreu a integração entre acadêmicos e comunidade, o estabelecimentos de vínculos, a troca de experiências, a socialização e construção do conhecimento, melhorando a qualidade de vida da comunidade envolvida e enriquecendo a formação acadêmica.
Referências
BARJA-FIDALGO, F. et al. Projeto de extensão crescer sorrindo: integrando ensino, pesquisa e extensão em odontologia por 12 anos crescer sorrindo. Revista Conexão UEPG, v. 10, n. 1, p. 93-101, Jan./Jun. 2014.
BERTHOLD, T.B. et al. Síndrome de Down: aspectos gerais e odontológicos. R. Ci. méd. biol, v. 3, n. 2, p. 252-260, Jun./Dez. 2004.
CAVALCANTE, L.B.; PIRES, J.R.; SCAREL-CAMINAGA, R.M. Doença periodontal em indivíduos com Síndrome de Down: enfoque genético. RGO, v. 57, n. 4, p. 449-453, Out./Dez. 2009.
CANNING, C.D, PUESCHEL, S.M. Expectativas de desenvolvimento: visão panorâmica. In: Pueschel S.M, org. Síndrome de Down: guia para pais e educadores, v. 14, n. 2, p. 105-114, 1993.
CONILL, E. M. Avaliação da integralidade:conferindo sentido para os pactos na programação de metas dos sistemas municipais de saúde. Cad Saúde Pública. v. 20, n. 5, p. 1417-1423, Set/Out. 2004.
GARRUTTI, E. A.; SANTOS, S. R. A interdisciplinaridade como forma de superar a fragmentação do conhecimento. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 4, n. 2, p. 187-197, 2004.
HENN, C. G.; PICCININI, C. A.; GARCIAS, G. L. A família no contexto da Síndrome de Down: Revisando a literatura. Psicologia em Estudo, v. 13, n. 3, p. 485-493, Jul./Set. 2008.
HENNINGTON, E. A. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cad. Saúde Pública, v. 21, n. 1, p. 256-265, Jan./Fev. 2005.
KAYE, P. L. et al. Views and experiences of parents and siblings of adults with Down Syndrome regarding oral healthcare: a qualitative and quantitative study. Br Dent J., v. 198, n. 9, p. 571-278, Mai. 2005.
KORTCHMAR, E. et al. Vivência da mulher com um filho com síndrome de down em idade escolar. Texto Contexto Enfermagem. Florianópolis v. 23, n. 1, p. 13-20, Jan./Mar. 2014
MAR, G. D. O lúdico, o ensino das línguas e os temas transversais. Nuances: estudo sobre educação, v. 13, n. 14, p. 153-165, Jan./Dez. 2006.
MOIMAZ, S. A. S. et al. Extensão universitária como ferramenta geradora de ensino-aprendizagem e produtora de pesquisa. Revista Conexão UEPG, v. 11, n. 2, p. 140-149, Mai./Ago. 2015.
MOITA, F. M. G. S. C.; ANDRADE, F. C. B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 41, p. 269- 280, Mai./Ago. 2009.
NUNES, L. S. R. et al. Teia a aranha: uma visão criativa em saúde bucal. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 6, n. 1, p. 793-799, Mar. 2015.
PRADO, M. B. et al. Acompanhamento nutricional de pacientes com Síndrome de Down atendidos em um consultório pediátrico. O Mundo da Saúde, v. 33, n. 3, p. 335-346, Mai. 2009.
SABÓIA, V. P. A. et al. Programa odontológico preventivo para gestantes adolescentes - projeto sorridente: relato de experiência. Revista Extensão em Ação, v. 2, n. 7, p.140-152, Jul./Dez, 2014.
SAMPAIO J; SANTOS G.C; AGOSTINI M; SALVADOR A.S. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Revista Interface- Comunicação Saúde e Educação, v.18, n.2, p.1299-1312, 2014.
SÍVERES, Luís. A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013, 272 p.
SOUZA, R. A.; CARVALHO, A. M. Programa de Saúde da Família e qualidade de vida: um olhar da Psicologia. Estud. psicol., v. 8, n. 3, p. 515-523, Set./Dez. 2003.
TECKLIN, J. S. Fisioterapia pediátrica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 479 p.
TORQUATO, J. A. et al. A aquisição da motricidade em crianças portadoras de Síndrome de Down que realizam fisioterapia ou praticam equoterapia. Fisioter. Mov. v. 26, n. 3, p. 515-524, Jul./Set. 2013.
VASCONCELOS, A. C. C. P.; PEREIRA, I. D. F.; CRUZ, P. J. S. C. Práticas educativas em nutrição na Atenção Básica em Saúde: reflexões a partir de uma experiência de extensão popular em João Pessoa-Paraíba. Rev APS. v. 11, n. 3, p. 334-340, Jul/Set. 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.