Microfarms: análise da complexidade tecnológica e custos para a criação de microfazendas para produção de alimentos

Autores

  • Ricardo Antonello Professor EBTT Departamento de Ensino Instituto Federal Catarinense - IFC
  • Ciro Nagel de Marco Aluno do 1º Ano do Ensino Médio Integrado em Técnico em Automação Industrial do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Luzerna.
  • Thiago Dalmedico Flores Aluno do 1º Ano do Ensino Médio Integrado em Técnico em Automação Industrial do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Luzerna.a.
  • Haroldo Gegório de Oliveira Professor EBTT Departamento de Ensino Instituto Federal Catarinense - IFC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p184

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência de um estudo envolvendo a análise da complexidade tecnológica e custos para a criação de microfazendas para produção de alimentos. A tecnologia estudada envolveu a técnica de hidroponia para o cultivo de hortaliças. Para a automação da microfazenda foi estudada a tecnologia Open-Hardware Arduíno. Foram estudados aspectos relacionados a automação do controle dos nutrientes, da iluminação e do controle de variáveis do ambiente como a temperatura. Como resultado concluímos que a um baixo custo é possível criar uma microfazenda para produção de alimentos utilizando técnicas hidropônicas. A criação do protótipo e testes são sugeridos para trabalhos futuros.

Biografia do Autor

Ricardo Antonello, Professor EBTT Departamento de Ensino Instituto Federal Catarinense - IFC

Ricardo Antonello é mestre em Ciência da Computação pela UFSC (2010), é pós-graduado em gestão financeira pela Unoesc (2006) e é bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB (2004). Possui as certificações Java SCJP e SCWCD. Atuou profissionalmente no mercado financeiro em instituições como o Banco do Brasil e BB Private Banking. Foi operador de bolsa de valores vinculado a BMF&Bovespa. Desde 2006 é professor universitário, atuando em várias universidades em cursos de graduação e pós-graduação onde lecionou várias disciplinas na área da ciência da computação e na área financeira. Na Unoesc foi coordenador do NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica, da Tecnovale – Pré-Incubadora de Empresas e do LABMEC – Laboratório de Mercado de Capitais. Atuou como coordenador das atividades do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale. Atualmente é pesquisador e professor de Linguagens de Programação em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal Catarinense – IFC, campus Luzerna, onde também já atuou como coordenador de extensão.

Ciro Nagel de Marco, Aluno do 1º Ano do Ensino Médio Integrado em Técnico em Automação Industrial do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Luzerna.

Aluno do Ensino Médio Integrado Técnico em Automação Industrial do IFC - Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna.

Thiago Dalmedico Flores, Aluno do 1º Ano do Ensino Médio Integrado em Técnico em Automação Industrial do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Luzerna.a.

Aluno do Ensino Médio Integrado Técnico em Automação Industrial do IFC - Instituto Federal Catarinense, Campus Luzerna.

Haroldo Gegório de Oliveira, Professor EBTT Departamento de Ensino Instituto Federal Catarinense - IFC

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Londrina, UEL, (2005), mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências na área de concentração Físico-Química (incluindo estágio na Universidade da Califórnia - Santa Cruz, UCSC) no Instituto de Química e estágio de pós-doutorado na área de Engenharia de Materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, (2015). Realizou estágio na empresa TEZCA P&D; Células solares (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: dióxido de titânio, fotocatálise, fotoeletrocatálise, degradação de compostos orgânicos e células solares, ligas contendo metais como titânio, cobre, estanho, ferro e nióbio como substrato para crescimento de nanotubos de TiO2 em aplicações fotocatalíticas e em biomateriais, biodigestores. Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense. (Fonte: Currículo Lattes)

Referências

ARDUINO. What is ARDUINO?. Disponível em: <http://www.arduino.cc>. Acesso em: 14 de mar. 2015.

ALBERONI, Robson de Barros. Hidroponia: como instalar e manejar o plantio. São Paulo. 102 p. Nobel Editora, 1998.

ANALION. Célula de Condutividade C801/1 Constante K 1 120mm. Disponível em: <http://www.analion.com.br/ecommerce_site/produto_7457_8124_Celula-de-Condutividade-C801-1-Constante-K-1-120mm#esp>. Acesso em: 27 de mar. 2015.

DOUGLAS, James Sholto. Hidroponia: cultura sem terra. Tradução e prefácio Zilmar Ziller Marcos. São Paulo: Nobel Editora, 1987.

INOVALE. Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale. Disponível em: . Acesso em: 15 de mar. 2015.

FILIPEFLOP. Blog FilipeFlop. Controle Motor DC 12v com Arduíno Motor Shield L293D. Disponível em: <http://blog.filipeflop.com/motores-e-servos/controle-motor-dc-arduino-motor-shield.html>. Acesso em: 27 abr. 2015.

GLOBO ECOLOGIA. Até 2050, a produção mundial de alimentos deverá crescer 60%. 2013. Disponível em: <http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2013/06/ate-2050-producao-mundial-de-alimentos-devera-crescer-60.html>. Acesso em: 15 de mar. 2015.

LABHIDRO. LabHidro Laboratório de Hidroponia. UFSC Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: <http://www.labhidro.cca.ufsc.br>. Acesso em 27 abr. 2015.

LEGO. LEGO® MINDSTORMS® EV3! LEGO building system with the most advanced technology. Disponível em: <http://www.lego.com/en-us/mindstorms/?domainredir=mindstorms.lego.com>. Acesso em: 16 de mar. 2015.

McROBERTS, Michael. Arduino Básico. 456 p. São Paulo: Novatec, 2011.

MONK, Simon. Projetos com Arduino e Android: Use seu Smartphone ou Tablet para Controlar. São Paulo: Bookman, 2014.

MUNDOOSGANICO. Hidroponia não é orgânico. Disponível em: <http://mundoorgnico.blogspot.com.br/2009/08/hidroponia-nao-e-organico.html>. Acesso 12/08/15.

ONU. Organização das Nações Unidas. “Agricultura, Saúde, Meio Ambiente: Unindo Esforços para o Bem-Estar dos Povos das Américas” é o tema da 16ª Reunião Ministerial. Disponível em: <http://nacoesunidas.org/fao-producao-de-alimentos-deve-levar-em-consideracao-impactos-das-mudancas-climaticas/>. Acesso em: 27 de jul. 2012.

ONU. Organização das Nações Unidas. FAO: Produção de alimentos deve levar em consideração impactos das mudanças climáticas. Disponível em: <http://nacoesunidas.org/fao-producao-de-alimentos-deve-levar-em-consideracao-impactos-das-mudancas-climaticas/>. Acesso em: 15 de mar. 2015.

POLO INOVALE. Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale. Disponível em: . Acesso em: 15 de mar. 2015.

OSHW. Open Source Hardware (OSHW). Disponível em: <http://www.oshwa.org/>. Acesso em: 16 de mar. 2015.

RAPSBERRY. O que é RaspberryPi. Site Oficial. Disponível em: <http://www.raspberrypi.org>. Acesso em 15 de mar. 2015.

ROBOTSHOP. Wheatstone Shield & LCD. Disponível em: <http://www.robotshop.com/blog/en/arduino-load-cell-lcd-17078>. Acesso em 30. nov. 2015.

Downloads

Publicado

2016-12-23