O núcleo de estudos açorianos: um olhar sobre a extensão na Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p2

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender na visão dos gestores sobre as ações do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) no processo de desenvolvimento da atividade de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa desenvolvida (PEREIRA, 2015) foi um estudo de caso, de natureza qualitativa. A coleta das informações foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores dos últimos dez anos, envolvidos no processo de desenvolvimento da atividade de cultura e de extensão da UFSC. A investigação evidencia uma contradição a ser superada, ou seja, o NEA, ao mesmo tempo em que é situado como uma prática de gestão, esta mesma prática é negada pela carência de uma Política Institucional de Cultura e Extensão. Neste contexto, o NEA, como atividade de extensão, fica a mercê do desejo da prática de gestão, desarticulado de um querer institucional, de uma Política Institucional.

Biografia do Autor

Carla Cristina Dutra Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pedagogo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU)/UFSC e Pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU)/UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, educação, universidade pública federal brasileira, formação de professores e universidade. É integrante dos Grupos de Pesquisa: Formação do Professor para o MERCOSUL/CONE SUL (UFRGS) e Mídia-Educação e Comunicação Educacional (COMUNIC/ UFSC).

Sandra Regina Velasques Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração Universitária, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Especialista em Gestão Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Possui Graduação em Pedagogia com Habilitação em Tecnologia Educacional e Magistério pela Universidade de Brasília (1982).

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. 18. ed. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 1998.

______. As metas do plano nacional de cultura. Brasília: Ministério da Cultura, 2012. Disponível em: <http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/colegiadossetoriais/As-Metas-do-Plano-Nacional-de-Cultura.pdf>. Acesso em: 25 jul.2013.

BÚRIGO, Carla Cristina Dutra. O trabalho acadêmico do professor universitário no processo de desenvolvimento do espaço público na universidade federal: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre: UFRGS, 2003.

CALABRE, Lia (Org.). Políticas culturais: diálogo indispensável. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2005.

______. A I Conferência Nacional de Cultura: Análises das propostas de diretrizes. In: ______. Políticas culturais no Brasil: história e contemporaneidade. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2010.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 24, set./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a02.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2013.

CHEPTULIN, Alexandre. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo:Alfa-Omega, 1982.

FORPROEX - FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Plano Nacional de Extensão Universitária. Ilhéus: Editus, 2001. Extensão Universitária, v.1.

______. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: <http://www.renex. org.br/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf>. Acesso em: 14 de mai. 2014.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

LEAL, João. Cultura e identidade açoriana: o movimento açorianista em Santa Catarina. Florianópolis: Insular, 2007.

LOCH, Clesar Luis; CORREIA,Guilherme Silveira. A flexibilização do trabalho e da gestão de pessoas limitadas pela racionalidade instrumental. RCA – Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 1-25, jul./dez. 2004. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/869/677>. Acesso em: 12 set. 2014.

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. Políticas de extensão universitária brasileira: 1975-1999. Belo Horizonte: UFMG/FaE, 1999.

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel (Org.). Extensão universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas/UFMG, 2000.

PEREIRA, Sandra Regina Velasques. O núcleo de estudos açorianos: um olhar sobre a extensão na Universidade Federal de Santa Catarina. 2015. 105p. Dissertação (Mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015.

RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Org.). Políticas culturais no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007.

RUBIM, Antonio Albino Canelas. Políticas culturais do Governo Lula / Gil: Desafios e enfrentamentos. In: ______.; BAYARDO, Rubens (Orgs.). Políticas culturais na Ibero-América. Salvador: Edufba, 2008. p.51-74.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2011.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

______. Bases teórico-metodológicas da pesquisa qualitativa em ciências sociais: ideias gerais para a elaboração de um projeto de pesquisa. v. 4. Porto Alegre: Faculdades Integradas Ritter dos Reis, 2001. 151 p. v. 4. (Cadernos de Pesquisa Ritter dos Reis).

UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Convênio de cooperação e intercâmbio entre a Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, e a Universidade dos Açores, Portugal. Florianópolis: UFSC, 1984.

______. Relatório de Atividades 2013. Secretaria de Cultura da UFSC. 2013. Disponível em: <http://secult.ufsc.br/>. Acesso em: 29 jul. 2014.

______. NEA - Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC. 2014a. Disponível em: <http://nea.ufsc.br/>. Acesso em: 29 jul. 2014.

______. Pró-reitoria de extensão da UFSC. 2014b. Disponível em: <http://proex.ufsc.br/atribuicoes/>. Acesso em: 21 jul. 2014.

______. Secretaria de cultura da UFSC. 2014c. Disponível em: <http://secult.ufsc.br/>. Acesso em: 19 mai. 2014.

Downloads

Publicado

2016-12-23