Sistema de apoio à localização para deficientes visuais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p37Resumo
Desafios de localização, percepção do entorno e aquisição de produtos são uma constante na vida de deficientes visuais. Com objetivo de promover a autonomia destes desenvolveu-se, no biênio 2014-15, uma solução de Engenharia Elétrica para celulares Androide que guia o usuário, através de tecnologia Near Field Communication, até o produto de interesse e fornece a sua descrição. Este desenvolvimento foi realizado seguindo um Modelo de Desenvolvimento inspirado no IRUP e a apropriação dos resultados pelo público alvo efetuou-se aplicando parcialmente o Modelo de Apropriação de Resultados, baseado em oficinas e rodas de conversa, desenvolvido por um dos autores. A prova de conceito foi demonstrada numa instituição parceira quando os usuários e técnicos de apoio validaram o desenvolvimento. Conclui-se que soluções de Engenharia Elétrica baseadas em NFC podem ajudar os deficientes visuais a localizarem produtos de interesse, promovendo, portanto, a autonomia destes.
Referências
BRASSAI, Sándor Tihamér et al, Assistive Technologies for Visually Impaired People, Acta Universitatis Sapientiae, Electrical and Mechanical Engineering, 3 (2011) 39-50.
FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010, Resultados Gerais da Amostra, Rio de Janeiro, 2010.
ISIDRO, Rafael, Sistema de auxílio visual escutado, trabalho de conclusão de curso, Faculdade de Engenharia Elétrica, PUC- Campinas, 2014.
LÉVESQUE, Vincent, Blindness, Technology and Haptics, Centre for Intelligent Machines, McGill University, Montreal, Québec, Canada, 2011.
TORRE, G. Robles-De-La-, Virtual Reality: Touch / Haptics em Goldstein B. (Ed.) encyclopedia of Perception, Vol.2, pp. 1036-1038. Sage Publications, Thousand Oaks, CA, 2009.
VELÁZQUEZ, Ramiro, Wearable Assistive Devices for the Blind. Capítulo 17 em Lay-Ekuakille & S.C. Mukhopadhyay (Eds.), Wereable and Autonomous Biomedical Devices and Systems for Smart Enviromment: Issues and Characterization, LNEE 75, Springer, pp 331 – 349, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.