Diagnóstico dos egressos do curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Cibeli da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jussara Orige Bach Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gilberto de Oliveira Moritz Universidade Federal de Santa Catarina Centro Sócioeconômico Departamento de Administração
  • Anita Rademaker Valença Universidade Federal de Santa Catarina, CCA, Departamento de Aquicultura. Rodovia Admar Gonzaga, 1346 Itacorubi 88034-001 - Florianopolis, SC - Brasil
  • Katt Regina Lapa Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Agrárias Departamento de Aquicultura http://orcid.org/0000-0002-0130-5389

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n25p12

Resumo

O estudo teve como objetivo a busca de informações sobre o perfil dos egressos do curso de Engenharia de Aquicultura da UFSC, criado em 1999/1. Devido ao grande número de formados, a técnica utilizada para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário online, com 20 perguntas. O link do questionário foi enviado através das redes sócias e alguns por telefone. Dos 460 egressos do curso, 304 responderam ao questionário. Destes, 90,46% estão empregados, 9,21% desempregados e 0,33% aposentado. O objetivo do trabalho foi atingido uma vez que 66% dos alunos responderam ao questionário, sendo possível realizar um diagnóstico e visualizar de maneira clara onde os profissionais formados estão trabalhando. Por ser um curso novo tanto na instituição de ensino como no Brasil, foi gratificante constatar que mais de 43% dos egressos do curso estão atuando no setor aquícola do estado e do país.

Biografia do Autor

Cibeli da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia de Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014).

Jussara Orige Bach Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras - Alemão pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), especialização em Administração, Gestão  Pública e Políticas Sociais pela Faculdade Dom Bosco - UNIESC (2011),  mestrado em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é Secretária Executiva e atua como Chefe do Serviço de Expediente do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina.

Gilberto de Oliveira Moritz, Universidade Federal de Santa Catarina Centro Sócioeconômico Departamento de Administração

Doutor em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); mestre e graduado em Administração, também pela UFSC. É professor titular do Departamento de Ciências da Administração (CAD) da UFSC e professor dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Administração Universitária. Atuou como chefe de departamento, subcoordenador de curso, presidente e diretor financeiro de fundação de apoio e coordenou inúmeros projetos de pesquisa e extensão. É pesquisador do Grupo de Pesquisa e Liderança em Gestão Estratégica e tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral, dedicando-se principalmente aos temas: estratégia, planejamento, cenários prospectivo, análise de crédito e investimentos.

Anita Rademaker Valença, Universidade Federal de Santa Catarina, CCA, Departamento de Aquicultura. Rodovia Admar Gonzaga, 1346 Itacorubi 88034-001 - Florianopolis, SC - Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Viçosa (1998), Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e Doutorado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Tem experiência na área de aquicultura, com ênfase em aquicultura ornamental, atuando principalmente nos seguintes temas: inversão sexual, policultivo e reprodução de organismos aquáticos ornamentais. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina, sendo responsável pela disciplina de Criação de Organismos Aquáticos Ornamentais, entre outras.

Katt Regina Lapa, Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Agrárias Departamento de Aquicultura

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1999), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, campi da Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, campi da Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas Residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento águas residuárias, biomassa imobilizada, esgoto sanitário, reator ASBR e reator anaeróbio UASB. Atualmente é professora adjunta, nível III da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na Estação de Maricultura Professor Elpídio Beltrame (EMEB), localizada no bairro Barra da Lagoa, localizada em Florianópolis - SC, pertencente ao Departamento de Aquicultura, do Centro de Ciências Agrárias da UFSC. Desenvolve pesquisas na área de sistemas de recirculação para aquicultura, modelagem hidrodinâmica , tratamento de efluentes aquícolas e meio ambiente.

Referências

BRASIL. DECRETO Nº 8.166 de 23, de dezembro de 2013, Regulamenta a Lei nº 12.382, de 25 de fevereiro de 2011, que dispõe sobre o valor do salário mínimo e a sua política de valorização de longo prazo. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 249, p. 01, 24 de dez. 2013. Seção 1, pt. 1.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 4º trimestre de 2013. 2013. 35 p.

Diagnóstico dos egressos do Curso de Engenharia de Aquicultura da UFSC

KRUG, L. C. (org.). VIII Plano Setorial para os Recursos do Mar – PSRM. Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar: Estado da Arte e Plano Nacional de Trabalho 2012-2015 / Organizador Luis Carlos Krug. – Pelotas: Ed: Textos, 2012. 172p.

NOMURA, I. O Futuro da Pesca e da Aquicultura Marinha no mundo. Ciência e Cultura. São Paulo, vol. 62, nº 3. 2010. p. 28-32. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php ?pid=S0009-67252010000300012&script=sci_arttext. Acesso em: 16 jun. 2014.

SANTA CATARINA. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina. Santa Catarina em Números: pesca e aquicultura. – Florianópolis: Sebrae/SC, 2010. 57p.

SÃO PAULO. CREA/SP. Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo. O que é CREA?. 2011. Disponível em: http://www.creasp.org.br/institucional/o-que-e-o-crea-sp. Acesso em: 24 jun. 2014.

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Engenharia de Aquicultura. Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia de Aquicultura/CCA/UFSC. Florianópolis: UFSC, 2010. 48 p.

Downloads

Publicado

2017-06-14