Relatos de atividades de conscientização e educação ambiental sobre o destino correto dos resíduos sólidos em São Borja - RS
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p77Resumo
A degradação ambiental decorrente da poluição dos recursos naturais através dos resíduos sólidos urbanos é hoje um dos maiores problemas que vai afetar cada vez mais a população. O objetivo deste projeto foi conscientizar parte da população da cidade de São Borja sobre a destinação correta do lixo e a importância da separação do lixo e seu destino ideal, para que assim, cada um faça sua parte nesse processo, tendo conhecimento da atual situação da cidade. Além de pesquisa bibliográfica, utilizamos o relato de experiência como amparo para a elaboração deste artigo. O projeto foi realizado no ano de 2016, e durante esse período foram elaboradas ações para que fossem executadas, conscientizando e apresentando o projeto à comunidade. É importante fazermos a nossa parte como Universidade, despertar nas pessoas a ideia de que cada um precisa fazer a sua função para que tenhamos menos agressões ao meio ambiente.
Referências
ANDRADE, C. T. S. Curso de Relações Públicas: relações com os diferentes públicos. 6. ed. São Paulo: Pioneira, 2003.
DUARTE, Lúcia. Ética ambiental e comunicação: considerações pragmáticas. In. Freitas, Ricardo F. Lucas, Luciane (org). Desafios contemporâneos em Comunicação: Perspectivas de Relações Públicas. São Paulo: Summus, 2002.
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Moraes, 1980.
GARCÍA, José Sixto. Comunicação Ambiental para o século XXI. Espanha, 2009.
LEONTIEV, A. N. Atividade e Consciência. Lisboa: Livros Horizontes, 1980.
LOUREIRO, C. F.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (orgs.). Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 05 dez. 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade, Cortez Editora, São Paulo, Coleção Questões da Nossa Época, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.