Jovens tutores de programação: um relato de experiência

Autores

  • Jean Carlo Rossa Hauck Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-6550-9092
  • Christiane Gresse von Wangenheim Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giselle Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Raul Missfeldt Filho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nathalia Alves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Silvia Laurentino Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vinícius Santos Involves Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n29p94

Resumo

O projeto Jovens Tutores de Programação tem o objetivo de capacitar jovens dos últimos anos do ensino fundamental para a aplicação e ensino de programação de aplicativos móveis, com o apoio de profissionais da indústria de software e de alunos extensionistas, ao mesmo tempo que ensina o conhecimento computacional e programação a outros alunos de uma escola pública municipal de Florianópolis. O projeto é realizado de abril a setembro de 2017. Durante o projeto são realizadas as etapas de: preparação de unidades instrucionais e ferramentas, capacitação dos participantes, formação para os tutores, realização de oficinas de programação e documentação do projeto. Os resultados observados indicam o atingimento dos objetivos do projeto, e incluem: capacitação de três jovens tutores de programação e seis profissionais da indústria, realização de oficinas de programação para cinquenta alunos da escola, diversos prêmios e destaques em feiras e eventos.

Biografia do Autor

Jean Carlo Rossa Hauck, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Dr. Jean Hauck é professor do Departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde participa do Grupo de Qualidade de Software (GQS). Seus principais interesses de pesquisa são nas áreas de Engenharia de Software e ensino de computação. Recebeu o Doutorado em Engenharia do Conhecimento e Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Jean Hauck é também um dos coordenadores da iniciativa Computação na Escola.

Christiane Gresse von Wangenheim, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Dr. rer. nat. Christiane A. Gresse von Wangenheim, PMP é professora do Departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o Grupo de Qualidade de Software (GQS). Seus principais interesses de pesquisa são na área de avaliação da qualidade de software e ensino de computação. Ela recebeu o Dipl-Inform. e Dr. rer. nat. em Ciência da Computação pela Universidade Técnica de Kaiserslautern (Alemanha) e Dr. Eng. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ela é PMP - Project Management Professional e Avaliador e Implementador MPS.BR. Ela é também coordenadora da iniciativa Computação na Escola.

Giselle Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

Giselle Araújo e Silva de Medeiros é Mestranda do Programa de pós-graduação de Educação PPGE/UFSC e participante do grupo de pesquisa Tema Didático -Tecnologia, Educação e Materiais Didáticos da UFSC. Professora de Tecnologia Educacional da Rede Municipal de Florianópolis, onde desde 2016 tem participado de projetos voltados para o desenvolvimento de aplicativos por estudantes da Educação Básica, em parceria com a Iniciativa Computação na Escola INE/UFSC e o programa internacional Technovation Challenge.

Raul Missfeldt Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Raul Missfeldt Filho é graduando em Ciências da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como bolsista de iniciação científica na iniciativa Computação na Escola do Grupo de Qualidade de Software no Departamento de Informática e Estatística (INE) da UFSC.

Nathalia Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

Nathalia da Cruz Alves é formada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde participa da Iniciativa Computação na Escola e do Grupo de Qualidade de Software. Atualmente está fazendo seu mestrado na área da Engenharia de Software na Universidade Federal de Santa Catarina.

Silvia Laurentino, Universidade Federal de Santa Catarina

Silvia Laurentino é graduanda em Ciências da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi bolsista de extensão pelo PROBOLSAS na iniciativa Computação na Escola do Grupo de Qualidade de Software no Departamento de Informática e Estatística (INE) da UFSC.

Vinícius Santos, Involves Tecnologia

Vinícius de Souza Santos é Analista de Recursos Humanos na Involves Soluções Tecnológicas, onde é responsável pelo comitê de projetos sociais da empresa. É formado em Administração de Empresas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Referências

BRANCH, R. M. Instructional design: The ADDIE approach. Springer Science & Business Media, 2010.

CASTRO, L. M. C. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. Reunião Anual da ANPED, v. 27, p. 1-16, 2004.

CSTA – Computer Science Teachers Association. K–12 Computer Science Framework. Disponível em: <http://www.k12cs.org>, 2016.

INCOD/INE/UFSC. Computação na Escola. Disponível em: <http://www.computacaonaescola.ufsc.br> Acessado em maio, 2018.

LYE, Sze Yee; KOH, Joyce Hwee Ling. Review on teaching and learning of computational thinking through programming: What is next for K-12?. Computers in Human Behavior, v. 41, p. 51-61, 2014.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Report of a workshop on the pedagogical aspects of computational thinking. National Academies Press, 2011.

NUNES, A. L. P. F.; SILVA, M. B. C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.

HERONDINA Medeiros Zeferino, PPP – Projeto Político Pedagógico. Disponível em: <http://www.escolaherondina.net>. Acessado em maio, 2018.

RODRIGUES, A. L. L.; COSTA, C. L. N. A., PRATA, M. S.; BATALHA, T. B. S., NETO, I. F. P. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.

SCAICO, P. D.; CORLETT, E. F.; L. F. P.; RAPOSO, E. H. S. R.; ALENCAR, Y. Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio. Anais do XVIII Workshop de Informática na Escola, Rio de Janeiro. 2012.

TECHNOVATION CHALLENGE BRASIL. Disponível em: <http://www.technovationbrasil.org/>. Acessado em maio, 2018.

TOPPING, K. J. The effectiveness of peer tutoring in further and higher education: A typology and review of the literature. Higher education, v. 32, n. 3, p. 321-345, 1996.

WILSON, C.; SUDOL, L. A.; STEPHENSON, C.; STEHLIK, M. Running on empty: The failure to teach K-12 computer science in the digital age. Association for Computing Machinery, 2010.

Downloads

Publicado

2018-08-24