Jovens tutores de programação: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n29p94Resumo
O projeto Jovens Tutores de Programação tem o objetivo de capacitar jovens dos últimos anos do ensino fundamental para a aplicação e ensino de programação de aplicativos móveis, com o apoio de profissionais da indústria de software e de alunos extensionistas, ao mesmo tempo que ensina o conhecimento computacional e programação a outros alunos de uma escola pública municipal de Florianópolis. O projeto é realizado de abril a setembro de 2017. Durante o projeto são realizadas as etapas de: preparação de unidades instrucionais e ferramentas, capacitação dos participantes, formação para os tutores, realização de oficinas de programação e documentação do projeto. Os resultados observados indicam o atingimento dos objetivos do projeto, e incluem: capacitação de três jovens tutores de programação e seis profissionais da indústria, realização de oficinas de programação para cinquenta alunos da escola, diversos prêmios e destaques em feiras e eventos.Referências
BRANCH, R. M. Instructional design: The ADDIE approach. Springer Science & Business Media, 2010.
CASTRO, L. M. C. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. Reunião Anual da ANPED, v. 27, p. 1-16, 2004.
CSTA – Computer Science Teachers Association. K–12 Computer Science Framework. Disponível em: <http://www.k12cs.org>, 2016.
INCOD/INE/UFSC. Computação na Escola. Disponível em: <http://www.computacaonaescola.ufsc.br> Acessado em maio, 2018.
LYE, Sze Yee; KOH, Joyce Hwee Ling. Review on teaching and learning of computational thinking through programming: What is next for K-12?. Computers in Human Behavior, v. 41, p. 51-61, 2014.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Report of a workshop on the pedagogical aspects of computational thinking. National Academies Press, 2011.
NUNES, A. L. P. F.; SILVA, M. B. C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.
HERONDINA Medeiros Zeferino, PPP – Projeto Político Pedagógico. Disponível em: <http://www.escolaherondina.net>. Acessado em maio, 2018.
RODRIGUES, A. L. L.; COSTA, C. L. N. A., PRATA, M. S.; BATALHA, T. B. S., NETO, I. F. P. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.
SCAICO, P. D.; CORLETT, E. F.; L. F. P.; RAPOSO, E. H. S. R.; ALENCAR, Y. Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio. Anais do XVIII Workshop de Informática na Escola, Rio de Janeiro. 2012.
TECHNOVATION CHALLENGE BRASIL. Disponível em: <http://www.technovationbrasil.org/>. Acessado em maio, 2018.
TOPPING, K. J. The effectiveness of peer tutoring in further and higher education: A typology and review of the literature. Higher education, v. 32, n. 3, p. 321-345, 1996.
WILSON, C.; SUDOL, L. A.; STEPHENSON, C.; STEHLIK, M. Running on empty: The failure to teach K-12 computer science in the digital age. Association for Computing Machinery, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.