Impacto de um projeto de extensão sobre a formação discente para atuação em ambiente hospitalar

Autores

  • Gabriela dos Passos Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giovanna Steffenello Durigon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mariah Luz Lisboa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Augusto Bodanezi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Beatriz Álvares Cabral de Barros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thais Mageste Duque Universidade Federal de Santa Catarina
  • Etiene de Andrade Munhoz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Inês Beatriz da Silva Rath Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alessandra Rodrigues de Camargo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n31p67

Resumo

A Constituição Brasileira, no artigo 207, expõe que as universidades devem obedecer ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. (BRASIL, 1988). Assim sendo, a Extensão Universitária denota prática acadêmica que estabeleça uma postura da Universidade na sociedade em que se insere. Seu papel é baseado em um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, por meio do qual se promove uma interação que transforma não apenas a Universidade, mas também os setores sociais com os quais ela interage. Os objetivos desse estudo foram: (1) descrever o trabalho realizado e a experiência adquirida dentro de um projeto de extensão universitária da área de saúde intitulado “Ambulatório de Odontologia Oncológica”, criado no primeiro semestre de 2014; (2) expor a importância do atendimento odontológico promovido pelo referido projeto no Núcleo de Odontologia Hospitalar e na Clínica Médica II do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC). Do ponto de vista de serviço, conclui-se que os atendimentos odontológicos promovidos pelo projeto de extensão Ambulatório de Odontologia Oncológica – Onco-hematologia são essenciais para a atenção integral do paciente oncológico, permite uma atuação interdisciplinar dos profissionais da saúde envolvidos, além da formação técnico-científica adicional que alunos de graduação extensionistas do projeto, podem adquirir.

Biografia do Autor

Gabriela dos Passos Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Odontologia.

Giovanna Steffenello Durigon, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia pelo CEPON/HEMOSC. Atualmente é médica hematologista da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mariah Luz Lisboa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) com especialização em Dentística, obtido na mesma instituição (2015). Atualmente é Servidora Técnico-Administrativa em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina atuando como cirurgiã-dentista do Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago da UFSC.

Augusto Bodanezi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Odontologia pela Universidade de Passo Fundo (2001), possui especialização (2003) mestrado (2005) e doutorado (2008) em Odontologia (Endodontia) pela Universidade de São Paulo. 

Beatriz Álvares Cabral de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), Especialização em Dentística pela UFSC (2001) e Mestrado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Doutorado em Odontologia, área de concentração Dentística, na UFSC (2009). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Integrada, atuando principalmente na área de Dentística restauradora e odontologia estética. Desde fevereiro de 2012 Professora no Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Thais Mageste Duque, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunto I do Departamento de Odontologia, Área de Endodontia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Etiene de Andrade Munhoz, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Odontologia (Estomatologia Biologia Oral) pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Odontologia (Estomatologia Biologia Oral) pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora adjunta na Disciplina de Estomatologia da da Universidade Federal de Santa Catarina.

Inês Beatriz da Silva Rath, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia. Professora Adjunto IV. Áreas de Pesquisa: Odontologia em Saúde Coletiva.

Alessandra Rodrigues de Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Odontologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista nas áreas de Estomatologia (Curso de Especialização pelo Hospital Heliópolis) e Odontologia para Pacientes Portadores de Necessidades Especiais (Curso de Especialização pela FUNDECTO/FOUSP). A atividade profissional em consultório próprio foi desenvolvida no período de 2001-2013, com ênfase em estomatologia e no atendimento à pacientes com doenças infecciosas, portadores de doenças sistêmicas crônicas e pacientes com distúrbios neuropsicomotores. O início da atividade acadêmica se deu no ano de 2002, sendo a autora enquadrada como professora voluntária na disciplina de pacientes especiais na Universidade Metodista de São Paulo. O ingresso no curso de mestrado ocorreu no ano de 2008 (Área de concentração Estomatologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, pela FOUSP) e a finalização do curso de doutorado no ano de 2013 (Área de concentração Patologia e Estomatologia Básica e Aplicada, programa de Pós-Graduação em Odontologia, pela FOUSP). Durante o período de outubro/2011 à julho/2012 complementou o quadro de professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como Professora Substituta nas Disciplinas de Estomatologia e Pacientes Especiais. Desde março/2013 faz parte do quadro de professores efetivos na mesma universidade (UFSC), sendo enquadrada como professora adjunta classe A, em regime de trabalho DE, no Departamento de Odontologia - Disciplina Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais.

Referências

AMANTE, Cláudio José. Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://odontologia.ufsc.br/files/2011/07/projeto-pedag%C3%B3gico-odonto-UFSC2.pdf. Acesso em: 16 fev. 2018.

BRASIL. Conselho Federal de Odontologia. Projeto de Lei 2.776/08. Atualizado em 10/04/2013. Disponível em: http://www.cfo.org.br/destaques/aprovado-projeto-de-lei-que-garante-a-presenca-do-cirurgiao-dentista-nas-utis/. Acesso em: 22 jun. 2017.

BRASIL. Conselho Federal de Odontologia. Resolução n. 162 de 3 de novembro de 2015. Disponível em: http://www.crosp.org.br/noticia/ver/2382-odontologia-hospitalar-reconhecida-como-habilitao-pelo-cfo.html. Acesso em: 22 jun. 2017.

BRASIL. Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina. Disponível em: http://www.crosc.org.br/arquivos_pdf/HABILITACAO.pdf. Acesso em: 30 nov. 2017a.

BRASIL. Conselho Regional de Odontologia do Piauí. Disponível em: http://www.cropi.org.br/noticias/a-odontologia-hospitalar-a-serviaco-do-cidadaao-374.html. Acesso em: 22 jun. 2017b.

CAMARGO, Elaine C. Odontologia hospitalar é mais do que cirurgia buco-maxilo-facial. Jornal Odonto. Ano VII, n. 98, 2005. Disponível em: http://www.jornaldosite.com.br/arquivos/anteriores/elainecamargo/artelainecamargo.98.htm. Acesso em: 22 jun. 2017.

COSTA, Adriana Cristina Oliva et al. A Odontologia Hospitalar no serviço público do Estado de São Paulo. Revista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas. v. 67, p. 224-228, 2013.

COSTA, José Ricardo Souza et al. A Odontologia Hospitalar em Conceitos. Revista da ACBO. v. 25, n.2, p. 211-218, 2016.

JOSHI, Vinod K. Dental treatment planning and management for the mouth cancer patient. Oral Oncol. v. 46, n. 6, p. 475-9, 2010.

MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. Extensão Universitária como Ferramenta Geradora de Ensino-Aprendizagem e Produtora de Pesquisa. Revista Conexão UEPG, vol. 11, n. 2, p. 140-149, ago. 2015.

MORAIS, Tereza Márcia Nascimento de Morais et al. A importância da atuação odontológica em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. Revista Brasileira de Terapia Intensiva. v. 18, n. 4, p. 412-7, 2006.

PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto Pivetta et al. Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva. Linhas Críticas. v. 16, n. 31, p. 377-390, 2010.

RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da Extensão Universitária na Sociedade. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais. v. 1, n.16, p. 141-148, 2013.

RODRIGUES, Inês Gimenes. Cuidados paliativos: análise de conceito. Dissertação (Dissertação em enfermagem) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, fl. 231, 2004.

SALEH, Halime Adel. Ambulatório Odontológico para Pacientes Onco-hematológicos: Estudo do Impacto Clínico e Econômico. Trabalho de Conclusão de Curso (Trabalho de Conclusão de Curso em Odontologia) - Universidade Federal de Santa Catarina. fl. 86, 2016.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Saúde. Manual de odontologia hospitalar. São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/profissional-da-saude/grupo-tecnico-de-acoes-estrategicas-gtae/manual-de-odontologia-hospitalar/manual_odonto.pdf. Acessado em: 25 ago. 2017.

SANTOS, Paulo Silva et al. A equipe multidisciplinar e a ação do cirurgião-dentista nos pacientes transplantados renais: uma revisão integrativa. Revista brasileira de medicina. v.73, n. 2, p. 26-32, 2016.

SONIS, Stephen T; FAZIO, Robert C; FANG, Leslie ST. Princípios e prática de medicina oral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 225-235, 1996.

UFSC. Currículo do Curso de Graduação em Odontologia. Disponível em: http://cagr.ufsc.br/relatorios/curriculoCurso?=104. Acesso em: 21 nov. 2017.

UFSC. Plano de Desenvolvimento Institucional. Disponível em: http://pdi.ufsc.br/files/2015/05/PDI-2015-2019-1.pdf. Acesso em: 21 nov. 2017.

WALSH, Laurence J. Clinical assessment and management of the oral environment in the oncology patient. Aust Dent J. v. 55, Suppl. 1, p. 66-77, 2010.

Downloads

Publicado

2018-12-18