Relatos de uma experiência de remição de pena através da economia solidária no Presídio Regional de Blumenau
Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de um projeto de extensão universitária realizado durante o ano de 2017 onde buscou-se enfrentar problemáticas de remição de pena a partir de ações educacionais em prol da organização do trabalho associativo. Metodologicamente, o projeto contemplou os princípios da Economia Solidária e da Pedagogia Popular de Paulo Freire, oferecendo oficinas para treze apenados em regime semiaberto do presídio regional de Blumenau. Apesar das restrições impostas pela instituição penal, este projeto possibilitou aos detentos uma ampliação do seu processo de formação profissional e a apresentação de uma nova forma de trabalho. No âmbito acadêmico, o projeto contribuiu para um fortalecimento do diálogo entre três projetos de extensão da Universidade que realizam projetos envolvendo a população carcerária blumenauense, além de propiciar a criação de um seminário e o desenvolvimento de dois novos projetos acadêmicos, um de pesquisa e outro de extensão.
Referências
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
BRASIL. LEI Nº 7.210, DE 11 DE JULHO DE 1984. Lei de Execução Penal, Brasília,DF, jul 1984. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7210compilado.htm. Acesso em: 23 jul. 2018.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 21.ed. Editora Paz e Terra, 2005
FURTADO, Odair. Trabalho e Solidariedade. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 62. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2016
GAIGER, Luiz Inácio G (Org.) Sentidos e experiências da Economia Solidária no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004
GOERCK, Caroline; CELSO, Raquel Aparecida; ALVES, Bruna Surdi. Incubação de empreendimentos de economia solidária em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Textos e Contextos, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 403-412, jul./ dez, 2013
HINKEL, J.; CONTESINI, A. F. P. ; CUNHA, B. M. ; PRIM, L. F. . Reabilitação Psicossocial: a experiência da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária Do Médio Vale do Itajaí. In: XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROCOAS, 2017, São Paulo. AUTOGESTÃO, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOCIAL e SOLIDÁRIA: EXPERIÊNCIAS LATINO AMERICANAS. São Paulo: USP, 2017. v. 1. p. 1-1.
LEITE, Marcia de Paula A economia solidária e o trabalho associativo: teorias e realidades. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 24, núm. 69, febrero, 2009, pp. 31-51
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias INFOPEN 2014. Disponível em http://www.justica.gov.br/seus-direitos/politica-penal/documentos/infopen_dez14.pdf
SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002
VON SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes; GOHN, Maria da Glória; FERNANDES, Renata Sieiro. Não-fronteiras: universos da educação não-formal. São Paulo: Itaú Cultural, 2007. 96 p. (Rumos Educação Cultural Arte, 2).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.