Relatos de uma experiência de remição de pena através da economia solidária no Presídio Regional de Blumenau

Autores

  • Miguel Alois Pitz e Silva Universidade Regional de Blumenau
  • Valmor Schiochet Universidade Regional de Blumenau
  • Cláudia Sombrio Fronza Universidade Regional de Blumenau
  • Tarcísio Alfonso Wickert Universidade Regional de Blumenau
  • Jaison Hinkel Universidade Regional de Blumenau
  • Gabriel Diego Medeiros Universidade Regional de Blumenau
  • Ana Paula Maneirichi Universidade Regional de Blumenau

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de um projeto de extensão universitária realizado durante o ano de 2017 onde buscou-se enfrentar problemáticas de remição de pena a partir de ações educacionais em prol da organização do trabalho associativo. Metodologicamente, o projeto contemplou os princípios da Economia Solidária e da Pedagogia Popular de Paulo Freire, oferecendo oficinas para treze apenados em regime semiaberto do presídio regional de Blumenau. Apesar das restrições impostas pela instituição penal, este projeto possibilitou aos detentos uma ampliação do seu processo de formação profissional e a apresentação de uma nova forma de trabalho. No âmbito acadêmico, o projeto contribuiu para um fortalecimento do diálogo entre três projetos de extensão da Universidade que realizam projetos envolvendo a população carcerária blumenauense, além de propiciar a criação de um seminário e o desenvolvimento de dois novos projetos acadêmicos, um de pesquisa e outro de extensão. 

Biografia do Autor

Miguel Alois Pitz e Silva, Universidade Regional de Blumenau

Acadêmico do curso de Psicologia da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB);e Estagiário pelo Projeto de extensão: Fortalecer e ampliar a atuação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB - PROEXT 2015 (SICONV 824051/2015 - MEC).

Valmor Schiochet, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia e no Programa de PósGraduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Integrante da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Regional de Blumenau (ITCP/FURB).

Cláudia Sombrio Fronza, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Serviço Social da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Integrante da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Regional de Blumenau (ITCP/FURB).

Tarcísio Alfonso Wickert, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Filosofia da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Integrante da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Regional de Blumenau (ITCP/FURB).

Jaison Hinkel, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Integrante da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Regional de Blumenau (ITCP/FURB).

Gabriel Diego Medeiros, Universidade Regional de Blumenau

Acadêmico do curso de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Ana Paula Maneirichi, Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Pedagogia pela universidade Regional de Blumenau.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

BRASIL. LEI Nº 7.210, DE 11 DE JULHO DE 1984. Lei de Execução Penal, Brasília,DF, jul 1984. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7210compilado.htm. Acesso em: 23 jul. 2018.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 21.ed. Editora Paz e Terra, 2005

FURTADO, Odair. Trabalho e Solidariedade. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 62. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2016

GAIGER, Luiz Inácio G (Org.) Sentidos e experiências da Economia Solidária no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004

GOERCK, Caroline; CELSO, Raquel Aparecida; ALVES, Bruna Surdi. Incubação de empreendimentos de economia solidária em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Textos e Contextos, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 403-412, jul./ dez, 2013

HINKEL, J.; CONTESINI, A. F. P. ; CUNHA, B. M. ; PRIM, L. F. . Reabilitação Psicossocial: a experiência da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária Do Médio Vale do Itajaí. In: XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROCOAS, 2017, São Paulo. AUTOGESTÃO, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOCIAL e SOLIDÁRIA: EXPERIÊNCIAS LATINO AMERICANAS. São Paulo: USP, 2017. v. 1. p. 1-1.

LEITE, Marcia de Paula A economia solidária e o trabalho associativo: teorias e realidades. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 24, núm. 69, febrero, 2009, pp. 31-51

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias INFOPEN 2014. Disponível em http://www.justica.gov.br/seus-direitos/politica-penal/documentos/infopen_dez14.pdf

SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002

VON SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes; GOHN, Maria da Glória; FERNANDES, Renata Sieiro. Não-fronteiras: universos da educação não-formal. São Paulo: Itaú Cultural, 2007. 96 p. (Rumos Educação Cultural Arte, 2).

Downloads

Publicado

2019-04-24