Clínica e Academia Escola de Educação Física: prescrição de exercícios físicos baseados em evidências científicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n33p111

Resumo

O objetivo deste trabalho foi descrever experiências e resultados vinculados ao projeto de extensão “Clínica e Academia Escola de Educação Física: prescrição de exercícios físicos baseados em evidências científicas”. O público atendido é constituído de pacientes portadores de doenças crônicas. A prescrição dos exercícios é planejada e ministrada por acadêmicos, pós-graduandos e docentes mediante informações individualizada do participante. O programa é elaborado considerando evidências científicas obtidas a partir de diretrizes e ensaios clínicos randomizados que respaldam a determinação da dose adequada de exercícios físicos individualizados. Resultados de 64 pacientes revelaram melhoras significativas na adiposidade abdominal, na força de preensão manual, na frequência cardíaca de repouso e na pressão arterial diastólica. Em relação à qualificação, observou-se envolvimento e interesse dos acadêmicos com programas de mestrado, de residência e com a prática profissional neste contexto, durante e após a graduação. A proposta extensionista tem potencial de desenvolvimento contínuo, aplicação prática e formação profissional, consolidando em importante papel das instituições de ensino superior no que diz respeito à consolidação da tríade acadêmica: ensino, pesquisa e extensão.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Queiroga, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Docente do Departamento de Educação Física de Guarapuava, Paraná e do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEL/UEM, Londrina, PR. Pós Doutorando na Florida International University in Miami, FL. Coordenador do Laboratório de Fisiologia Experimental e Aplicada a Atividade Física (LAFEAF), Departamento de Educação Física, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR.

Sandra Aires Ferreira, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (2002), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e doutorado pela Universidade Estadual de Londrina no programa de pós graduação em Educação Física UEL/UEM (2019).

Erica dos Santos Vaz, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Departamento de Educação Física de Guarapuava, Paraná. Laboratório de Fisiologia Experimental e Aplicada a Atividade Física (LAFEAF), Departamento de Educação Física, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR.

Sara Carolina Scremin Souza, University of Ottawa

School of Human Kinetics, Faculty of Health Sciences, University of Ottawa, Ontario, Canada.

Lucas Eduardo Campos de Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEL/UEM, Londrina, PR. Laboratório de Fisiologia Experimental e Aplicada a Atividade Física (LAFEAF), Departamento de Educação Física, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR.

Natã Gomes de Lima Stavinski, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEL/UEM, Londrina, PR. Laboratório de Fisiologia Experimental e Aplicada a Atividade Física (LAFEAF), Departamento de Educação Física, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR.

Daniel Zanardini Fernandes, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEL/UEM, Londrina, PR. Laboratório de Fisiologia Experimental e Aplicada a Atividade Física (LAFEAF), Departamento de Educação Física, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR.

Vinicius Müller Reis Weber, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Laboratório de Fisiologia Experimental e Aplicada a Atividade Física (LAFEAF), Departamento de Educação Física, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR.

Danilo Fernandes da Silva, University of Ottawa

Pós Doutorado na School of Human Kinetics, Faculty of Health Sciences, University of Ottawa, Ontario, Canada.

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Publicado

2019-08-28