Experiência de extensão em políticas sociais: formação continuada em trabalho social com famílias
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n33p57Resumo
O artigo aborda aspectos da experiência de extensão voltada à formação de profissionais dos serviços de proteção básica e especial da política de assistência social e de atenção básica da política de saúde da região catarinense da Grande Florianópolis. Desenvolvida desde 2015 pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Sociedade, Família e Política Social da Universidade Federal de Santa Catarina, tem-se o propósito de, ao sistematizar o processo vivenciado, socializar essa extensão universitária, cujos aspectos abrangem sua constituição, concepções, dinâmicas e efeitos produzidos entre os agentes envolvidos. Dentre esses, a reflexão permanente de práticas conservadoras e naturalizadas no trabalho social com famílias, que reforçam expectativas e “papéis” tradicionais em relação às famílias e às mulheres na provisão de cuidados ao seu bem-estar, a construção de metodologias interdisciplinares no trabalho social com famílias, mudanças na dinâmica dos serviços ofertados às famílias que necessitam de proteção social do Estado para garantia dos direitos de cidadania.
Referências
BOSCHETTI, Ivanete, et al. (Orgs.). Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2008.
BRASIL. Constituição Federal (CF/1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Ed. UNESP, 2001.
CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. Extensão popular: a reinvenção da universidade. In: VASCONCELOS, Eymard Mourão; CRUZ, Pedro José S. C. (Orgs.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: Ed. UFPB, 2011.
DI GIOVANNI, Geraldo. Sistemas de proteção social: uma introdução conceitual. In: OLIVEIRA, Marco Antonio (Org.). Reforma do Estado e políticas de emprego no Brasil. Campinas, SP: UNICAMP, p.09-29, 1998.
DRAIBE, Sonia Miriam. As políticas sociais e o neoliberalismo - reflexões suscitadas pelas experiências latino-americanas. Revista USP, São Paulo, n.24, p.86-101, 1993.
ESPING-ANDERSEN, Gosta. Fundamentos sociales de las economías postindustriales. Barcelona: Ariel, 2000.
FONSECA, Claudia. Concepções de família e práticas de intervenção: uma contribuição antropológica. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.14, n.2, p.50-59, 2005.
FONSECA, Claudia. O abandono da razão: a descolonização dos discursos sobre a infância e a família. In: SOUZA, André Luiz de (Org.). Psicanálise e colonização: leituras do sintoma social no Brasil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
JACCOUD, Luciana. Proteção social no Brasil: debates e desafios. In: MDS; UNESCO. Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UNESCO, p.57-86, 2009.
MIOTO, Regina Célia Tamaso. Considerações sobre o trabalho social com famílias: proposta para discussão. Brasília, DF: SNAS-MDS, 2014.
MIOTO, Regina Célia Tamaso. Família, trabalho com famílias e Serviço Social. Serviço Social em Revista, Londrina, v.12, n.2, p.163-176, jan./jun. 2010.
MIOTO, Regina Célia Tamaso. Processos de responsabilização das famílias no contexto dos serviços públicos: notas introdutórias. In: SARMENTO, Helder Bosca M. (Org.). Serviço Social: questões contemporâneas. Florianópolis: Ed. UFSC, v.1, p.125-138, 2012.
MIOTO, Regina Célia Tamaso. Trabalho social com famílias: entre as amarras do passado e os dilemas do presente. In: TEIXEIRA, Solange Maria (Org.). Política de Assistência Social e temas correlatos. Campinas: Papel Social, p.215-231, 2016.
MIOTO, Regina Célia Tamaso; CAMPOS, Marta Silva; CARLOTO, Cássia Maria (Orgs.). Familismo, direitos e cidadania: contradições da política social. São Paulo: Cortez, 2015.
PEREIRA, Potyara A. P. Mudanças estruturais, política social e papel da família: crítica ao pluralismo de bem-estar. In: SALES, Mione A.; MATOS, Maurílio C.; LEAL, Maria C. (Orgs.). Política social, família e juventude: uma questão de direitos. São Paulo: Cortez, 2006.
TEIXEIRA, Solange Maria. A família na política de assistência social: concepções e tendências do trabalho social com família nos CRAS de Teresina/PI. Teresina: EDUFPI, 2013.
TRAD, Leny A. Bomfim. (Org.). Família contemporânea e saúde: significados, práticas e políticas públicas. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.