Experiência de extensão em políticas sociais: formação continuada em trabalho social com famílias

Autores

  • Edilane Bertelli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carmen Rosário Ortiz Gutierrez Gelinski Universidade Federal de Santa Catarina
  • Keli Regina Dal Prá Universidade Federal de Santa Catarina
  • Liliane Moser Universidade Federal de Santa Catarina
  • Michelly Laurita Wiese Universidade Federal de Santa Catarina
  • Victoria Bosse Brinhosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Virgínia Martins Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n33p57

Resumo

O artigo aborda aspectos da experiência de extensão voltada à formação de profissionais dos serviços de proteção básica e especial da política de assistência social e de atenção básica da política de saúde da região catarinense da Grande Florianópolis. Desenvolvida desde 2015 pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Sociedade, Família e Política Social da Universidade Federal de Santa Catarina, tem-se o propósito de, ao sistematizar o processo vivenciado, socializar essa extensão universitária, cujos aspectos abrangem sua constituição, concepções, dinâmicas e efeitos produzidos entre os agentes envolvidos. Dentre esses, a reflexão permanente de práticas conservadoras e naturalizadas no trabalho social com famílias, que reforçam expectativas e “papéis” tradicionais em relação às famílias e às mulheres na provisão de cuidados ao seu bem-estar, a construção de metodologias interdisciplinares no trabalho social com famílias, mudanças na dinâmica dos serviços ofertados às famílias que necessitam de proteção social do Estado para garantia dos direitos de cidadania.

Biografia do Autor

Edilane Bertelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Foi professora dos cursos de graduação em Serviço Social da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (1995-2009) e da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral (2009-2013). Desde 2013 é professora (dedicação exclusiva) do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina, trabalhando no curso de graduação em Serviço Social e integrando o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Política Social - NISFAPS. Tem experiência na área de Serviço Social e atuação nos temas: relações de gênero e desigualdades sociais, famílias, sistemas de proteção social, políticas sociais, trabalho, formação profissional. Coordena projeto de extensão do NISFAPS e integra a Rede de Pesquisa Família e Política Social - REFAPS (2017), a Coordenação do NISFAPS (2018) e a Comissão Editorial da Revista Katálysis (2018).

Carmen Rosário Ortiz Gutierrez Gelinski, Universidade Federal de Santa Catarina

É professora titular no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em economia pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG/RS), mestrado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em sociologia pela UFSC. Atua na área de economia, com ênfase em políticas públicas. Integra os seguintes grupos de pesquisa: NISFAPS - Núcleo de pesquisa interdisciplinar sociedade, família e políticas sociais, NINEIT - Núcleo interdisciplinar de estudos da inovação e do trabalho, ECOS - Ecologia humana e sociologia da saúde e REFAPS - Rede de estudos sobre família e políticas sociais.

Keli Regina Dal Prá, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado (2006) e doutorado (2009) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos temas de intervenção profissional, família e políticas sociais (saúde e assistência social). É professora associada do Departamento de Serviço Social, nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFSC. Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS) e da Rede de Pesquisa Família e Política Social (REFAPS).

Liliane Moser, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, com atuação no Departamento de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em políticas de conciliação entre trabalho e responsabilidades familiares e prática profissional. Integra o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Política Social (NISFAPS) e a Rede de Pesquisa Família e Política Social (REFAPS).

Michelly Laurita Wiese, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003). Graduada em Serviço Social pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1997). Atualmente é professora do Departamento de Serviço Social, nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC. Tutora na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HU/UFSC, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS) e integrante da Rede de Pesquisa Família e Política Social (REFAPS).

Victoria Bosse Brinhosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Serviço Social e bolsista de extensão (PROBOLSAS-PROEX) no projeto “Formação continuada de profissionais das políticas de assistência social e saúde em trabalho social com famílias - quinta edição” da UFSC. Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS).

Virgínia Martins Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Serviço Social e bolsista de extensão (PROBOLSAS-PROEX) no projeto “Formação continuada de profissionais das políticas de assistência social e saúde em trabalho social com famílias - quinta edição” da UFSC. Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS).

Referências

BOSCHETTI, Ivanete, et al. (Orgs.). Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2008.

BRASIL. Constituição Federal (CF/1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Ed. UNESP, 2001.

CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. Extensão popular: a reinvenção da universidade. In: VASCONCELOS, Eymard Mourão; CRUZ, Pedro José S. C. (Orgs.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: Ed. UFPB, 2011.

DI GIOVANNI, Geraldo. Sistemas de proteção social: uma introdução conceitual. In: OLIVEIRA, Marco Antonio (Org.). Reforma do Estado e políticas de emprego no Brasil. Campinas, SP: UNICAMP, p.09-29, 1998.

DRAIBE, Sonia Miriam. As políticas sociais e o neoliberalismo - reflexões suscitadas pelas experiências latino-americanas. Revista USP, São Paulo, n.24, p.86-101, 1993.

ESPING-ANDERSEN, Gosta. Fundamentos sociales de las economías postindustriales. Barcelona: Ariel, 2000.

FONSECA, Claudia. Concepções de família e práticas de intervenção: uma contribuição antropológica. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.14, n.2, p.50-59, 2005.

FONSECA, Claudia. O abandono da razão: a descolonização dos discursos sobre a infância e a família. In: SOUZA, André Luiz de (Org.). Psicanálise e colonização: leituras do sintoma social no Brasil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

JACCOUD, Luciana. Proteção social no Brasil: debates e desafios. In: MDS; UNESCO. Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UNESCO, p.57-86, 2009.

MIOTO, Regina Célia Tamaso. Considerações sobre o trabalho social com famílias: proposta para discussão. Brasília, DF: SNAS-MDS, 2014.

MIOTO, Regina Célia Tamaso. Família, trabalho com famílias e Serviço Social. Serviço Social em Revista, Londrina, v.12, n.2, p.163-176, jan./jun. 2010.

MIOTO, Regina Célia Tamaso. Processos de responsabilização das famílias no contexto dos serviços públicos: notas introdutórias. In: SARMENTO, Helder Bosca M. (Org.). Serviço Social: questões contemporâneas. Florianópolis: Ed. UFSC, v.1, p.125-138, 2012.

MIOTO, Regina Célia Tamaso. Trabalho social com famílias: entre as amarras do passado e os dilemas do presente. In: TEIXEIRA, Solange Maria (Org.). Política de Assistência Social e temas correlatos. Campinas: Papel Social, p.215-231, 2016.

MIOTO, Regina Célia Tamaso; CAMPOS, Marta Silva; CARLOTO, Cássia Maria (Orgs.). Familismo, direitos e cidadania: contradições da política social. São Paulo: Cortez, 2015.

PEREIRA, Potyara A. P. Mudanças estruturais, política social e papel da família: crítica ao pluralismo de bem-estar. In: SALES, Mione A.; MATOS, Maurílio C.; LEAL, Maria C. (Orgs.). Política social, família e juventude: uma questão de direitos. São Paulo: Cortez, 2006.

TEIXEIRA, Solange Maria. A família na política de assistência social: concepções e tendências do trabalho social com família nos CRAS de Teresina/PI. Teresina: EDUFPI, 2013.

TRAD, Leny A. Bomfim. (Org.). Família contemporânea e saúde: significados, práticas e políticas públicas. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2010.

Downloads

Publicado

2019-08-28