Calibração do disco medidor de pastagem e estimativa nutricional por área na região oeste de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2011v8n12p122Resumo
A alimentação do animal é um dos fatores determinantes na eficiência do manejo. O método de manejo Voisin dá ênfase no uso equilibrado dos recursos naturais com o objetivo de melhorar seu aproveitamento. Este trabalho investiga a estimativa de nutrientes em pastagens, obtida com dados da altura e densidade em sistemas de manejo Voisin. Os resultados mostram que as alturas da pastagem variam de 3,7 a 14,1 cm na propriedade 1, e 6,88 a 16,56 cm na propriedade 2. Nos entornos do piquete, as alturas da pastagem foram inferiores às encontradas no centro. A altura das pastagens variou de 3,21 cm a 25,59 cm, tendo um aumento significativo nos meses de dezembro a abril. Uma estimativa realizada com pastagens de verão demonstra que cada cm de pastagem horizontal é composta por 327,43 g de Matéria Seca (MS), 159 g de Proteína Bruta (PB) e 5,89 g de Cálcio (Ca). Avaliando o sistema com pastagens de inverno, observou-se que, a cada cm de pastagem, foram encontradas em média 372,92 g de MS, 347,83 g de PB e 11,37 g de Ca. Com informações acerca da porção nutritiva destinada ao consumo, é possível obter um melhor controle e uma otimização do manejo animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.