Valorização do produto de grupos produtivos de pequeno porte a partir de uma nova embalagem: o caso de uma embalagem de farinha de mandioca
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2012v9n14p55Resumo
A necessidade de valorizar a produção e conseqüentemente os produtos gerados por pequenos produtores vem requerendo o envolvimento de diversas áreas, dentre elas o design. Por meio da criação de identidades visuais (marcas) e embalagens, vem auxiliando estes produtos na sua inserção no mercado. Desta forma, este artigo objetiva apresentar o desenvolvimento de uma embalagem para o acondicionamento de farinha de mandioca Premium para ser levada à mesa, tendo como base aspectos culturais e de identificação do produto para uma das cooperativas atendidas. A atividade de criação da embalagem foi feita para o projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, intitulado “Valorização e Proteção da Produção de Pequenos Produtores: Cooperativas em Santa Catarina”, coordenado pelo Professor Eugenio Andrés Díaz Merino. Este projeto também é parte dos resultados alcançados por um projeto internacional denominado Valorização da Produção de Grupos Produtivos de Pequeno Porte Vinculados a Sua Origem, Com Base na Competitividade, Diferenciação e Sustentabilidade, que contou com a participação da Venezuela, Peru e Brasil. A metodologia utilizada se dividiu em duas fases, sendo a primeira de levantamento de informações sobre a problemática e uma segunda, de cunho prático, se utilizando do Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Produtos (GODP) tendo como resultados três propostas. Finalmente foi possível identificar a importância da inserção da Gestão de Design para alcançar a valorização por meio da diferenciação e aumento de competitividade na Cooperativa beneficiada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.