Construindo a História dos Bairros: Um Diálogo Entre Memória e Educação

Autores

  • Tiago Pires Mestrando em História - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Carlos Alberto Pereira Professor do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2014v11n17p127

Resumo

 

Na contemporaneidade, a grande produção de informação faz com que os saberes e memórias do passado sejam substituídos pela constante inovação midiática, pautada em relações voláteis típicas da pós-modernidade. Durante grande parte da história do Brasil, a valorização de saberes, memórias e lugares somente ocorreu quando esses eram referentes às grandes personalidades, na maioria das vezes pertencentes à elite econômica. Em meio a esse contexto, desenvolvemos um projeto de pesquisa que objetivava resgatar as memórias, histórias e culinárias de bairros periféricos de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Visando valorizar esses saberes e sujeitos, iniciamos um processo de investigação, pautado na metodologia da história oral e do ensino de História por projetos, envolvendo os alunos da rede pública, bem como professores e historiadores. A pesquisa foi desenvolvida entre 2008 e 2011, resultando na construção de um livro com fins didático-pedagógicos, intitulado “Saramenha: memórias, histórias e culinária”.

Biografia do Autor

Tiago Pires, Mestrando em História - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestrando em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Integrante do Grupo de Pesquisa em Historiografia Religiosa-UFOP. Participa desde 2008 do Programa de Extensão Cantaria-UFOP, desenvolvendo pesquisas e atividades sobre educação, cultura e patrimônio histórico. Desenvolvo pesquisa e tenho interesse nos seguintes temas: história da espiritualidade católica, escrita eclesiástica, historiografia religiosa, extensão universitária e educação patrimonial.

Carlos Alberto Pereira, Professor do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto

ONCLUIU A GRADUAÇÃO NA ENGENHARIA DE MINAS DA UFOP EM 1981, DOUTORADO EM ENGENHARIA METALURGICA E DE MINAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS EM 2004. ATUALMENTE E PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. ATUA NA AREA DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS DE ENGENHARIA DE MINAS, COM ENFASE EM METODOS DE CONCENTRACAO E ENRIQUECIMENTO DE MINERIOS. ATUA TAMBEM NA EXTENSÃO NAS AREAS DE CULTURA E EDUCAÇÃO. COORDENA O PROJETO DE CANTARIA DESDE 2000 E DUAS BIBLIOTECAS COMUNITARIAS NO MORRO SÃO SEBASTIÃO E SARAMENHA. PARTICIPOU DO INSTITUTO DO MILÊNIO ÁGUA DE 2002 A 2005, DESENVOLVEU PROJETO DENTRO DO PROGRAMA NÚCLEOS DE EXCELÊNCA PRONEX: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS APLICADAS À CARACTERIZAÇÃO E AO PROCESSAMENTO DE MINÉRIOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

Downloads

Publicado

2014-10-10