Envelhecimento e Inclusão Digital
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2013v10n15p120Resumo
O presente artigo narra a experiência vivenciada com os participantes do projeto de extensão intitulado “A Melhor Idade na Era Digital”. É importante ter em mente dois fatores que norteiam o artigo: a população idosa brasileira vem crescendo nos últimos anos assim como cresce a expectativa de vida; o outro fator é que o uso do computador tornou-se uma necessidade. Ligando esses dois pontos está a base do projeto de inclusão social: fornecer habilidades no uso de computadores para adultos da terceira idade. No decorrer dos encontros percebeu-se que incluir socialmente vai muito além de fornecer as ferramentas para interagir com a sociedade; inclusão é também resgatar as pessoas, trazê-las para o grupo e fazê-las parte dele. E não há essa inclusão sem o engajamento de todos os envolvidos. Dessa forma, procurou-se utilizar de métodos de ensino-aprendizagem voltados às necessidades dos participantes permitindo que eles definissem o ritmo das atividades, os pontos de interesses e o formato do material didático para que o conhecimento fosse produzido em um ambiente saudável e prazeroso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.